Blog

Como abrir uma loja de roupas de sucesso?

Você quer montar uma loja de roupas, mas tem dúvidas de como tornar o seu sonho realidade?

Nesse texto vamos explicar tudo sobre os passos para montar a sua ideia de negócio.

Por que abrir uma loja de roupas?

Primeiramente, o mercado de vestuário não para de crescer, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), no ano de 2022 o setor teve um crescimento de 2,7% em relação a 2021 tendo perspectivas positivas para o futuro.

Além disso, é um segmento que não depende da sazonalidade ao longo do ano, garantindo a adaptação dos produtos para qualquer época do ano e vendas de forma mais previsível.

Para isso acontecer a chave é o planejamento e inovação constante. Assim, a loja de roupas permanece competitiva no mercado e gera resultados.

No entanto, para você que está começando pode surgir a dúvida: como montar de fato a minha loja de roupas? Essa é a pergunta que a EPPEN JR. busca responder nesse texto para te ajudar.

Passo a passo para montar uma loja de roupas

  1. Entenda o mercado

Existe demanda do seu produto para a loja de roupas? Você entende com profundidade o setor de vestuário? Como os seus concorrentes atuam e quais as estratégias deles?

Essa etapa busca responder essas perguntas, de modo que antes de abrir a loja você entenda tendências, oportunidades e abordagens de concorrentes visando se diferenciar no mercado.

Leia também: O que é uma pesquisa de mercado, seus principais tipos e vantagens

  1. Conheça o seu público-alvo

Quem a sua loja vai atender? Qual tipo de roupa você pretende vender? Quais as necessidades que a sua loja vai sanar?

Essa fase é muito importante para identificar o perfil do seu cliente potencial, ou seja, gênero, idade, localização, classe social, necessidades e hábitos de consumo, por exemplo.

Leia também: Como as personas podem fazer a sua empresa crescer? 

  1. Defina o seu modelo de negócio

Você vai fabricar os produtos? Comprar no atacado ou dropshipping? Será uma loja física, virtual ou ambas?

Nesse momento você vai compreender quais são as possibilidades que existem para montar a sua loja e as características de cada opção.

Por exemplo, se você for abrir uma loja física, o ponto comercial, despesas de energia elétrica, água entre outros devem ser considerados, assim como em uma loja virtual existem fatores como a plataforma e distribuição dos produtos, por exemplo.

  1. Escolha os fornecedores

Você já possui uma lista de bons fornecedores de matéria-prima ou produtos? Tem em mente parceiros que podem oferecer qualidade a um bom custo benefício?

Essa etapa é feita para identificar possíveis parceiros 

que irão garantir que o produto final da sua loja tenha uma boa qualidade a ser repassado para o cliente.

Por isso, faça pesquisas, peça recomendações, verifique a qualidade, considere o preço já que ele irá impactar no valor final e negocie condições de pagamento e prazos.

  1. Faça o planejamento financeiro da sua loja

Em quanto tempo a sua loja terá retorno financeiro com o investimento inicial? Quais serão as despesas fixas e variáveis?

Em um planejamento e/ou viabilidade financeira é possível identificar a partir de cenários qual a probabilidade de retorno.

Além disso, você irá conseguir entender mais sobre capital de giro, despesas fixas e variáveis, custos envolvidos para manter uma loja de roupas e como fazer o controle efetivo de gastos e lucros de modo a garantir a saúde financeira da sua empresa.

  1. Divulgue a sua loja

Quais meios de comunicação vão ser utilizados? Quais vão ser as estratégias de marketing para atingir o seu público? 

A partir do posicionamento da marca, canais de comunicação, estratégias para a sua marca tanto nas redes sociais como fora delas a sua loja de roupas poderá alcançar mais pessoas e consequentemente obter mais vendas.

Leia também: Você precisa de um Plano de Marketing?

Conclusão

Para colocar a sua ideia de loja de roupas em prática é necessário seguir um passo a passo de forma que desde etapas de planejamento até a execução sejam feitas, contribuindo para o sucesso do seu negócio.

Agora que você já sabe quais etapas seguir. O que acha de agendar uma reunião diagnóstica gratuita para podermos te ajudar a tirar o seu sonho do papel?

Entre em contato conosco e um de nossos consultores especialistas irão te ajudar!

Se o conteúdo foi útil para você, compartilhe!