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Como montar um Plano de Marketing: Confira o passo a passo completo

O Plano de Marketing é fundamental para colocar em prática seus objetivos de marketing e de comunicação para o crescimento de seu negócio. Para isso, é necessário estratégias e um plano de ação bem estruturado. Quer saber mais? Leia o texto abaixo!

O QUE É UM PLANO DE MARKETING?

  O Plano de marketing é um documento que sintetiza todas as estratégias de marketing que serão realizadas em determinado período.

Ele também serve para realizar a análise de mercado e de concorrentes, definir o público-alvo e personas, estabelecer o posicionamento de marca a partir de cronograma, direcionamentos e monitoramento constante.

Leia mais sobre a definição desse serviço aqui.

QUAL O OBJETIVO DE UM PLANO DE MARKETING?

Um bom plano de marketing visa construir um bom plano de ação, que sirva como rota para que você alcance seus resultados e facilite suas tomadas de decisões.

  Esse planejamento segue uma sequência lógica, que estabelece quem fará o quê, quando, onde e como. Assim há a determinação de uma série de atividades para explicitar os objetivos de sua empresa no que tange à marketing e traçar ações para que isso seja atingido.

Leia mais sobre os objetivos de um Plano de Marketing aqui.

Como fazer um plano de marketing?

Há certos pontos que devem ter em todos os planos de marketing, como:

  • Informações da empresa – equipe de marketing, missão da empresa, local, capital disponível para investimento nesse plano, qual objetivo desse plano para a empresa.
  • Análise Competitiva – Quais são os diferenciais de seus concorrentes e como você consegue se destacar frente a eles?
  •  Público-alvo – Você sabe qual público quer atingir?
  • Persona – Você tem criado uma persona, ou seja, um personagem fictício que personalize o perfil de um cliente seu? Saiba mais sobre as personas aqui.
  • Objetivos do Marketing – Você deve ter claro o que pretende solucionar ou impulsionar com esse planejamento. Pode ser usando OKRs ou método SMART, por exemplo.
  • Jornada de compra – Você tem definido com clareza cada etapa que o lead faz até a efetuação da compra?
  • Proposta única do valor – Seu negócio pode ser resumido em uma frase de modo a gerar curiosidade e atenção?
  • Canais de Marketing – Você tem definido quais são os canais que você quer divulgar seus produtos/serviços e quais são os mais assertivos para o seu negócio, considerando qual é o mais assertivo para o seu nicho?
  • SEO – Você tem definido como será trabalhada a estratégia de search engine optimization?
  • KPIs- Você já sabe detalhar como será acompanhada a evolução do plano de marketing?
  • Controle de orçamento  – Sempre deixe registrado e armazenado seus resultados alcançados para que você consiga estimar o valor de cada ação de marketing.

Mas quais etapas devo seguir?

 Um bom Plano de Marketing deve seguir esses 3 pilares:

1- Planejamento

Nessa fase, você deve verificar os pontos fortes de seu negócio, assim como os fracos. Além disso, por meio de uma análise SWOT e do Business Model Canva, deve verificar a concorrência e seu comportamento, assim como as ações de seu consumidor e do nicho que pretende atingir.

2 – Implementação

Agora é hora de botar a mão na massa e ver como esse planejamento se dá na prática, por meio de um plano de ação. O sucesso dessa etapa depende de um planejamento bem estruturado. 

3 – Avaliação

Aqui você deve verificar como está sendo esse plano de ação, analisando se os resultados que está obtendo estão de acordo com as metas que estabeleceu.

Conclusão

Um plano de marketing é uma ferramenta importantíssima para o sucesso de seu negócio quando bem implementada. Porém, podem haver dificuldades em segui-lo à risca e colocá-lo em prática, já que, sem um olhar especializado e experiente, não é fácil identificar o que deve ser resolvido e de que maneira. 

Por isso, caso você ainda não se sinta preparado para fazer isso sem uma ajuda que te auxilie a não gerar prejuízos, entre em contato com a EPPEN JR.  e marcamos uma reunião diagnóstica gratuita para te auxiliar!

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