• Vinícius Araujo

5 Dicas para um um ótimo início de semestre


Parece que as férias começaram ontem e as aulas já estão voltando. É meu amigo eu sei como você se sente. Justamente por isso resolvi trazer aqui algumas dicas para estar bem preparado para o próximo semestre. Então vamos lá?

Planeje-se

Tudo começa com um bom planejamento. Se há a possibilidade, pense bem em sua grade horária. Ela pode ser sua aliada ou pior inimiga.


O ideal é sempre seguir a grade proposta, mas antes de se inscrever em tudo e mais um pouco, busque o máximo de informações que você puder sobre as disciplinas, os professores, os métodos de avaliação e não deixe de falar com seus veteranos, eles certamente serão solícitos em te ajudar.


Caso resolva montar uma grade personalizada, só tome cuidado para não se complicar no futuro.

Organize-se

Após a escolha das matérias organize seu tempo!


Com as ementas das disciplinas em mãos avalie quanto tempo de estudo será necessário para cada uma. Não é necessário nenhum cálculo mirabolante para isso, todos sabemos quais aquelas matérias que dão mais trabalho e quais não, então escolha uma ou duas prioritárias, mas sempre com tempo hábil para se dedicar às outras.

Crie metas

O próximo passo é estabelecer metas. Ler tantas páginas de um texto por dia, fazer tantos exercícios. As metas nos ajudam a não nos perdemos em meio a tantas tarefas, contribuindo para uma organização mais consciente. Com elas o sentimento de progressão e dever cumprido é mais perceptível.


Não deixe de se recompensar pelas pequenas entregas. Isso transformará o estudo em um hábito muito mais prazeroso.

Técnica de Pomodoro

Aqui eu vou falar de uma técnica simples, para aumentar muito sua concentração e consequentemente seu rendimento. A técnica, ou método, de pomodoro é bem simples. Consiste em você dedicar-se inteiramente a uma tarefa por 25 minutos e descansar por 5.


Então esqueça o Whatsapp, o Facebook, ou se quiser ser mais radical coloque seu celular em modo avião e evite toda e qualquer interferência.


Após esse tempo tire 5 minutos para ir ao banheiro, se atualizar nas redes sociais, ou comer alguma coisa. Encare esse tempo como uma recompensa pelo seu esforço.

Com o tempo você se acostuma e fica cada vez mais fácil ter rigor com o método.

Pense positivo

Não se deixe abalar por más experiências dos semestres anteriores! Seguindo esse planejamento seus estudos ficarão mais fluídos e leves. Se faltar motivação para começar lembre-se dos seus objetivos, pessoais e profissionais, e como essas disciplinas, e em última instância seu curso, vão contribuir para a concretização dos mesmos.



Assim como em outras áreas, não há fórmula do sucesso nos estudos. Não se frustre por ir mal em uma prova ou não conseguir entender uma matéria de primeira, todos estamos aqui para aprender e errar faz parte deste processo. Mas com um bom planejamento, organização e dedicação podemos minimizar esses erros.


Para ajudar a se planejar separamos 3 ferramentas gratuitas que podem otimizar o seu dia a dia (e que nós também utilizamos!).


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo