• Daniela Bambokian

5 Filmes imperdíveis para entender o mercado e as crises financeiras


Se você quer aproveitar melhor o seu tempo livre, assistir a filmes pode ser a solução para quem quer aprender e entender um pouco melhor sobre finanças, crises e negócios. De uma forma diferente da convencional, além dos livros, venha conferir esses filmes que podem ser uma bela aula de economia:

Inside Job (2010)

Indicado ao Oscar como melhor documentário, o filme vasculha as entranhas de Wall Street no período que antecedeu a crise de 2008, elucidando de forma didática e clara as origens do maior tsunami financeiro desde a quebra da bolsa em 1929. É um documentário importante para qualquer estudante na área de negócios, administração e economia conhecer o funcionamento das instituições financeiras, afinal no mundo atual, tudo gira em torno do sistema bancário.

O Lobo de Wall Street (2013)

O filme conta a história de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), homem que trabalhou duro em uma corretora de Walll Street e perde seu emprego devido a Black Monday em 1987. Nessa data, ocorre um dos maiores crashes da bolsa acontece, levando o índice norte-americano Dow Jones despencar 22,6% em um dia e provando assim que os mercados, mesmo depois de 1929, ainda estavam expostos a possibilidade de quebra. Ambicioso, Belfort tem a ideia de montar sua própria corretora que trabalha com títulos de baixo valor, e que não estão na bolsa de valores. Com ajuda de seu amigo Donnie (Jonah Hill), o personagem cria a Stratton Oakmont e acaba enriquecendo muito com esse negócio.

Margin Call: o dia antes do fim (2011)

O longa é interessante para quem quer entender um pouco mais da crise financeira de 2008 e o papel dos responsáveis em todo o processo. A trama se passa durante as 24 horas que antecederam o início da crise e tem como palco central uma corretora imobiliária. O filme demonstra também a responsabilidade que devem ter gestores e contadores no processo de geração de informações financeiras.

Wall Street: o dinheiro nunca dorme (2010)

Após cumprir pena por fraudes financeiras, Gordon Gekko (Michael Douglas) deixa a prisão. Impossibilitado de operar no mercado financeiro, ele dedica seu tempo a realizar palestras e a escrever um livro, onde critica o comportamento de risco dos mercados. Um dia, após uma das palestras, ele é abordado por Jacob Moore (Shia LaBeouf), um operador idealista do mercado de Wall Street. Jacob quer conselhos sobre como agir com Bretton James (James Brolin), um grande investidor que fez com que seu mentor, Lewis Zabel (Frank Langella), tivesse que vender sua tradicional empresa por uma ninharia.


No filme, Gordon Gekko prevê a crise imobiliária estadunidense, causada pela liquidez do sistema bancário, que atingiu diversos países em 2008. Além de mostrar as outras crises econômicas que o mundo passou, entre as mais comentadas está a explosão da bolha da internet, em 2001. Para quem trabalha ou gosta da área de economia, o filme é uma ótima pedida, assim como o primeiro “Wall Street: Poder e Cobiça”.


A Grande Aposta (2015)

O filme, baseado no livro-reportagem do jornalista americano especializado em finanças Michael Lewis, conta a história de quatro investidores que ganharam muito dinheiro ao antecipar a bolha imobiliária e, consequentemente, o colapso do mercado financeiro americano, que culminou na crise de 2008. Os personagens conseguiram descobrir, de maneiras diferentes, como títulos ligados a hipotecas, e oferecidos por grandes bancos, não eram tão seguros como se alardeava.


Michael Burry (Christian Bale) é o dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt).


Para aprender um pouco mais sobre esse filme pode te ensinar, confira também a matéria da Revista Exame: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/5-licoes-sobre-investimentos-do-filme-a-grande-aposta/

Extra para os estudantes de contabilidade: "Os Intocáveis" (1987)

O filme revela o poder informativo da contabilidade, pois Al Capone foi pego pela polícia por causa dos registros contábeis que existiam. O longa mostra os esforços de um agente federal para prender o gângster Al Capone, durante a Lei Seca nos Estados Unidos.


#economis #filmes #crises #mercado #finanças #negócios

934 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo