• Tayna Ribeiro e Alecsander Ruiz

Conheça a importância do Marketing Social


É notório que o marketing vai se renovando e assumindo novas formas com o passar do tempo, buscando se adequar ás mudanças e ás necessidades que surgem. Em 1971, é apresentado ao mundo o chamado Marketing Social, a partir de ideias de Philip Kotler e Gerald Zaltman, que perceberam que além de divulgação de produtos, o marketing poderia ser utilizado para disseminar ideias.


Mas o que é esse tal “Marketing Social”?

Simples! É uma metodologia que busca propagar ideias sociais que envolvam mudanças de comportamento da população sobre um determinado assunto. Tudo isso através de campanhas que podem abordar temas como a inclusão social das pessoas com deficiência, desconstrução do preconceito, prevenção de doenças, doação de sangue, entre outros. Ou seja, essas campanhas atuam como forma de convencer um público a adotar ou modificar determinados hábitos, atitudes e comportamentos.


Segundo Kotler, as campanhas podem ser classificadas de 4 modos diferentes:


Informativas: possuem como objetivo informar a população sobre algo que possui certa urgência, como por exemplo doenças, assim, são elaboradas campanhas para que a população seja advertida sobre as causas e as formas de prevenção.


De ação: campanhas que atingem uma grande parte da sociedade, fazendo com que as pessoas sejam orientadas e participem da ação se manifestando, se vacinando e assim por diante.


De transformação de crenças: essa ação é realizada para que a população obtenha uma percepção diferente da sua realidade, assim, repensando suas crenças e aquilo que ela têm como certo.


De mudança comportamental: campanhas que são realizadas com o objetivo de fazer com que as pessoas criem novos hábitos ou comportamentos, para que, desse modo, esses indivíduos se conscientizam.


Hoje, as pessoas estão se preocupando cada vez mais com questões sociais, e, o marketing social não traz benefícios apenas para a sociedade, mas também para a imagem da empresa, tornando-se um diferencial para quem utiliza essa ferramenta.


Veja alguns exemplos de empresas que utilizam o Marketing Social:

McDonalds: McDia Feliz

Todos os anos, as vendas do famoso sanduíche, o Big Mac, são revertidas em doações a instituições que trabalham para promover melhorias na vida de crianças com câncer. Esse dia acontece no último sábado de agosto.

Correios: Papai Noel

A campanha Papai Noel dos Correios acontece de novembro á dezembro, há mais de 20 anos, e pode ser considerada uma das maiores campanhas de Marketing Social do Brasil.

Pedigree: Adotar é tudo de bom

A Pedigree escolheu atuar na conscientização das pessoas acerca da importância de adotar animais abandonados.

A campanha obteve grande sucesso, conseguiu envolver a população na causa e apoiar mais de 150 ONGs que cuidam dos animais.



É incrível perceber que o marketing pode (e vai!) além das simples propagandas que promovem produtos e serviços, objetivando um aumento de vendas, não? E, se você chegou até aqui é porque se interessa em conhecer e aprender coisas novas que podem te ajudar a crescer como pessoa e também como profissional, então, acreditamos que vá gostar de conhecer as Soft Skills: Incríveis habilidades que podem mudar sua carreira. E aí, gostou do post? Sabe de mais alguma campanha na qual o Marketing Social se fez presente para viabilizar questões sociais que merecem destaque? Então, não esqueça de comentar e compartilhar com a gente!




#MarketingSocial #QuestõesSocias #Marketingdobem #Conhecimento

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo