• Tayna Ribeiro

As principais características do empreendedor


Tenho certeza que você já ouviu algumas vezes frases compostas com a palavra "empreendedorismo", não é mesmo? O empreendedorismo é um assunto que está em alta, em tempos de crise e desemprego o número de pessoas que apostam em negócios próprios sempre aumenta. Mas, você realmente sabe o que é ser uma pessoa empreendedora?

Existem milhares de definições na internet acerca do tema, uma simples e bem aceita afirma que o empreendedor é aquele indivíduo que possui a capacidade de reconhecer as oportunidades e transformá-las em projetos lucrativos.

Uma pessoa empreendedora detém algumas características que merecem destaque, dentre as quais, podemos citar:



Criatividade

Com origem no latim creare, criatividade indica a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas. Para o sujeito empreendedor essa é uma característica fundamental, visto que, ele deve estar sempre atento as oportunidades que lhe são apresentadas, além de enxergar os problemas e buscar soluções que giram fora do comum e do tradicional. O que nos leva a uma segunda característica, a inovação.


Inovação

O empreendedor sabe que há no mundo milhares de pessoas engajadas a resolver os mesmos problemas que ele, e até mesmo que encontraram as mesmas soluções que ele, ademais, a partir do momento em que ele desenvolve um projeto e coloca em prática ele não está imune de concorrentes copiando suas ideias. Por conta disso, é preciso que o empreendedor, além de criativo, seja inovador, que esteja sempre em busca de avanços e pontos que podem ser adaptados para se tornarem cada vez melhores e lucrativos. Segundo a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o inovador precisa estar constantemente em questionamento, usando frases como: "o que aconteceria se modificássemos isso?"


Estratégia

Segundo o site Estrategistas: "um estrategista deve ser capaz de observar todo o cenário e trabalhar sobre ele. Ele não espera que as coisas deem certo, ele faz dar certo. Ele não espera, ele busca; é pró-ativo. Trata-se de uma postura diante da vida: de autor, não de espectador". Por conta disso, ser estrategista é de suma importância para o empreendedor, ele deve estar sempre estudando a sociedade e as mudanças que acontecem para encontrar ou adaptar o seu plano de negócios, entendo o que seus clientes precisam, o quanto ele precisa vender e em quais áreas ele necessita de aperfeiçoamentos.


Motivação

É preferível que o empreendedor esteja sempre motivado, para tanto, ele precisa trabalhar em um projeto que faça sentido para ele, além disso, o apoio da equipe, dos amigos e da família é fundamental. A motivação é de suma importância para que a pessoa esteja preparada para enfrentar todos os obstáculos que aparecem quando estamos trabalhando em algo novo. A motivação anda lado a lado com a perseverança, e o empreendedor deve ter consciência de que cometerá erros, e terá que estar motivado para continuar tentando novas alternativas até alcançar a assertiva.


Liderança

Se você trabalha sozinho, precisa ser o líder de si, sabendo priorizar tarefas, se organizar e planejar o desenvolvimento do projeto e das atividades. Se você trabalha com uma equipe, é necessário que você saiba extrair o melhor de cada um dos integrantes do grupo, trabalhando a motivação e todas as outras características levantadas. Uma equipe integrada é de grande influência para que o projeto dê certo. Montar um time de sucesso é uma habilidade que nem todos possuem, mas que faz toda diferença em um empreendimento.


Além das características citadas, existem muitas outras, até porque, não há um molde certo que te transforme em um bom empreendedor, né?

Vale lembrar que nem todas essas características precisam estar desenvolvidas em você, e que se você tem uma ideia, o primeiro passo para o sucesso é colocá-la em prática através de muito planejamento e organização!


E ai, o que achou do post? E da nossa seleção de características do empreendedor, concorda ou discorda? A aba de comentários é um espaço aberto para vocês, e cada comentário é muito importante para nós!

#Empreendedorismo #Inovação #Criatividade #Perseverança #Sucesso #Liderança

2.069 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo