• Lívia Ortega

Acabe com suas dúvidas sobre as Startups


Conversando com um amigo, ele me disse que tinha ideias para uma startup, e foi aí que me perguntei "Mas o que, afinal, é uma startup? E qual a diferença entre uma empresa convencional?". É um termo muito utilizado ultimamente, principalmente no mundo dos negócios, e abrir sua própria empresa (empreender) é um assunto que está em alta, como dito no post recente sobre empreendedorismo. Neste post, você ficará por dentro do que é uma startup e quais são suas principais características, vantagens e desvantagens.


Então, o que é Startup?


Sem informação, assim como eu, podemos achar que startup é apenas um nome bonito que dão para abertura de uma nova empresa, mas seu conceito é mais que isso. As startups surgem de ideias empreendedoras, que tem a promessa de ser um produto ou serviço significativo e rentável. Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o termo Startup se refere às empresas – geralmente de tecnologia - com um modelo de negócio repetível e escalável, que possuem elementos de inovação e trabalham em condições de extrema incerteza. Desmembrando esta definição para melhor entendimento, temos:


  • De acordo com a Revista Exame, o modelo de negócios é como a startup gera valor, ou seja, como ganha dinheiro. Por isso, os modelos de negócios são diversos no meio das startups.


  • Ser repetível é ser possível de repetição. No meio mercadológico, isto basicamente significa se a empresa é capaz de entregar seu produto repetidamente em uma escala ilimitada, consequentemente fazendo com que não haja personificação para os clientes.


  • Ser escalável, de acordo com o nosso querido dicionário, seria algo que tem condições para crescer de forma uniforme ou para suportar um aumento de carga. Associando isso à definição de startup, significa a empresa crescer cada vez mais, atendendo mais clientes, gerando lucro em pouco tempo, sem haver um aumento significativo dos custos e sem que isso altere o seu fundamento, ou seja, seu modelo de negócios. Desta forma mostrará se o objetivo da empresa é sustentável.


  • Para finalizar, como já dito, em uma startup, os idealizadores trabalham em um cenário de incerteza, isto é, não é possível alegar se o projeto dará realmente certo, até que se mostre o contrário. Muitas vezes, por estar neste cenário de incertezas, as startups utilizam de contribuições de capital para financiar seu projetos. Normalmente são financiadas por pessoas que já são experientes no ramo, que, além de dinheiro, também ajudam essas empresas com seus conhecimentos de empreendedorismo. Sem capital de risco, é muito difícil persistir na busca por um modelo de negócios que comece a gerar lucro e se sustente.

Após a definição, conseguimos perceber que nem toda empresa é startup.


Startups no Brasil


Mesmo que o surgimento do termo tenha sido nos anos 1990, quando houve a primeira grande "bolha da internet", as primeiras startups brasileiras começaram surgir apenas no começo dos anos 2000, sendo que a partir de 2010 este ramo apresentou um crescimento vertiginoso, de acordo com dados da ABStartups. Logo, ainda é um assunto recente em nosso país, mas que está tomando grandes proporções e sua expectativa é animadora.


Exemplos de Startups


Um empreendimento pode se iniciar como startups, isto é, com pouco dinheiro e muito risco, e depois se desenvolver fora do modelo ou até mesmos ser comprado por uma grande empresa. Muitas empresas renomadas surgiram como startups. Um bom exemplo é o nosso eterno parceiro de trabalhos acadêmicos, o Google. Sim! O Google começou no modelo que um dia pôde ser chamado de startup. Outro exemplo é a Netflix, que quando foi lançada, em 1997, ninguém imaginava que poderia dar certo, já que a televisão era tão presente. Já hoje, a empresa revolucionou a cultura da busca por entretenimento.

Trazendo ao nosso país, dois exemplos de empresas startups brasileiras seriam o Buscapé e o Instagram (sim, ele é brasileiro, sabia?), que depois foi vendido ao Facebook.


É notável que os jovens estão cada dia mais contagiados pelo espírito empreendedor. E você? Tem alguma ideia em mente? Já pensou em abrir uma startup?

Conta pra gente o que achou do post, e volta aqui sempre para conferir os posts novos!

#Starup #Empreendedorismo #Inovação #Conhecimento #MercadodeTrabalho

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo