• Tayna Ribeiro

Aproveite as férias para se organizar e começar o ano renovado!


As queridas férias, finalmente, chegaram e agora você tem pela frente bons meses para colocar todas as suas pendencias em dia, sem ter que se preocupar com trabalhos, provas e faltas. Você pode usar esse período para resolver questões antigas, e também para dar incio á novos projetos e experiências. Nesse momento, você pode se dedicar á sua vida profissional, pessoal e também acadêmica (explorando novos horizontes que vão além daquilo que você está habituado a ver e aprender em sua graduação). Para isso, trouxemos 5 dicas de coisas que você pode fazer nessas férias para se organizar e também para utilizar esses dias de um jeito mais proveitoso, vamos lá?!



  • 1 - Defina as áreas da sua vida que precisam ser organizadas

Pegue papel e caneta e faça uma lista daquilo que você gostaria de arrumar, pode ser seu guarda-roupas, sua estante de livros, fazer uma limpa no seu celular ou computador, organizar seus materiais da faculdade, seus sapatos, sua bolsa, enfim, as possibilidades aqui são infinitas, por isso, comece já a lista e conforme for lembrando de itens vá acrescentando. Mas, tão importante quando fazer a lista, é colocá-la em prática. Então, defina os dias nos quais você organizará os pontos que levantou.

Com essas organizações você perceberá que muitas coisas já não são adequadas para você, se forem de utilidade para alguém, não as jogue fora, aproveite para fazer doações e ajudar o próximo. Além disso, fazer uma limpa no ambiente em que você vive pode ser uma ótima maneira de começar o ano letivo que se aproxima mais leve e com mais espaço na vida para novidades!



  • 2 - Faça as coisas que você teve vontade de fazer, mas que não teve tempo

O tempo livre que você tem nas férias é ideal para você fazer tudo aquilo que teve vontade durante o semestre, mas que não teve tempo para fazer. Algumas opções bacanas são viajar, conhecer novos lugares na sua cidade, ir á eventos que te interessem, como palestras e shows, fazer aulas de dança ou academia, aqui, você também pode dar mais atenção aos projetos dos quais participa, mas que no decorrer do ano não conseguiu se dedicar tanto á eles, procure trazer novidades para esses projetos. Pense também no que você quer fazer de extra curricular no novo ano letivo que virá, e se organize para que você consiga conciliar com os seus estudos.

Esse tópico está muito relacionado com o próximo, afinal, essas coisas que você queria ter feito normalmente são as coisas que você gosta de fazer, e que, consequentemente, te fazem feliz!



  • 3 - Faça as coisas que te fazem feliz

Sabe os livros que você gosta de ler, mas que não conseguia ler porque estava ocupada com os textos da universidade? Pois é, agora é a hora de você colocá-los em dia, não só os livros como também os filmes, as séries, os documentários e os vídeos que falam sobre os assuntos que te interessam e que vão muito além do âmbito acadêmico.

Saia mais com seus amigos, faça aqueles programas que te agradam, seja eles ir para baladas ou para o cinema, durma na casa de seus amigos, enfim, aproveite o tempo livre para se divertir sem preocupações. Aceite convites ousados, de experiências que você nunca teve, até porque esse é o melhor momento para você experimentar coisas novas e fugir da monotonia que muitas vezes o dia-a-dia traz.

Não se esqueça também de aproveitar mais sua família, e tire esses meses para participar do maior número de almoços de domingo que puder, visite seus avós, tios e padrinhos, o momento é esse!



  • 4 - Reveja sua vida profissional

Se já trabalha, repense se está feliz com o seu emprego, e o que pode fazer para se tornar um colaborador melhor. Se não estiver trabalhando, ou se não estiver feliz com seu atual emprego, revisite seu currículo, procure atualizá-lo, esse pode ser um ótimo momento para você fazer isso, para que quando surja as vagas e oportunidades, você esteja com um currículo bom. Além disso, é interessante você atualizar/entrar em redes sociais voltadas para o profissional, como o LinkedIn, coloque os projetos que você desenvolveu e as experiências que viveu durante o ano, o tempo livre te ajudará a descrevê-los com mais calma e detalhes.

Esses meses de férias podem ser excelentes para você participar de congressos, e fazer cursos onlines que agreguem em sua vida profissional (e acadêmica), você pode procurar cursos de todos os tipos, desde "como entender melhor o mercado financeiro" até "como se sair melhor falando em público", muitos desses cursos são oferecidos de graça e online.



  • 5 - Pense no novo ano e nas possibilidades que ele tem para você!

Por fim, mas não menos importante, antes das aulas começarem, faça suas metas para 2018, coloque seus planos e projetos, e estabeleça também o caminho que trilhá-rá para torná-los realidade. Não se esqueça de pensar em como manterá sua organização durante o ano e de ter uma agenda (física ou digital), a organização é essencial para que você tenha um ano tranquilo e produtivo.




Não podemos negar que estar de férias é delicioso, não é mesmo? E usar esse momento para organizar a vida é imensamente satisfatório, por isso, cuide de você, da sua mente, do seu ambiente e do seu emocional, ninguém é feito de ferro, todos precisamos de uma pausa para respirar e reequilibrar! A JR deseja á todos ótimas férias, e que vocês possam renovar suas energias. Nós gostaríamos muito de contar com sua presença nesse novo ciclo, então, não esquece de comentar os assuntos que gostaria de ler nessas férias :)



#Organização #Férias #Lazer #Currículo #Viajar #Planejar

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo