• Esther Ferreira

Aprenda como ter um Marketing Digital de resultado



Nos dias de hoje, as mídias digitais são ferramentas em constante crescimento, isso acontece pois, há cada vez mais pessoas conectadas à rede, e usando a internet como meio para propagar ideias, projetos e trabalhos. Por isso, as empresas estão cada vez mais fazendo uso do chamado Marketing Digital, esse tipo de marketing chama bastante atenção das organizações por vários motivos. Por conta disso, é importante estudá-lo, para que assim, consigamos explorar cada parte dele e extrair os melhores resultados possíveis.

Mas afinal, o que é Marketing Digital?

A definição de Marketing Digital é bem simples, segundo o site Marketing de Conteúdo, essa categoria de marketing representa um conjunto de atividades que uma empresa, ou pessoa, executa online, com a finalidade de desenvolver uma identidade da marca, criar relacionamentos e atrair novos negócios. Contudo, isso é apenas o conceito, a forma que é posto em prática é que responsável pelos resultados positivos ou negativos.

Diferenciais do Marketing Digital

Ao contrário da maioria das atuais modalidades de marketing, o Marketing Digital é acessível e viável para empresas de todos os portes, principalmente porque não necessita de uma grande quantidade de verba para gerar resultados. Além disso, essa nova modalidade inovou a forma de comunicação com o consumidor – que agora pode ser direta, personalizada e no momento certo –, além de aumentar o alcance para um nível global. O benefício desse pacote na interatividade e comunicação entre a empresa e consumidor é extremamente importante para arrecadar informações do público-alvo, tendo em vista que a relação não é mais unilateral.



Marketing Digital de resultados


É importante lembrar que existem duas tipologias de Marketing Digital, aquele que só faz fumaça e barulho e o que gera resultados, que certamente é o que você deve querer em sua empresa. Para que seus esforços sejam convertidos em vendas e receitas é preciso seguir 5 etapas:

  • Visitantes: esses são seus potenciais consumidores, por isso é preciso atrai-los para as plataformas digitais. Para que isso ocorra, deve haver a produção de conteúdo que torne a empresa mais interessante para os internautas, essa produção de conteúdo pode acontecer através de redes sociais como o Facebook, ou por meio de um blog ou site. Essa primeira etapa é essencial para que o visitante possa perceber a seriedade da organização, e para que ele entenda como ela trabalha, qual a especialidade dela, ou seja, é aqui que a empresa pode captar a confiança do visitante para que ele se torne um cliente em potencial.

  • Relacionamento: Não basta só atrair visitantes, é preciso transformá-los em clientes. Após a captação de público através das diversas mídias já citadas, é necessário criar uma rede de relacionamento direto e personalizado com o possível cliente, uma das ferramentas utilizadas nessa tarefa é a elaboração da chamada Persona. Esse contato é o preparatório para o início das vendas.

  • Vender: Esse passo exige certa cautela, e para que ele ocorra de forma satisfatória a equipe de marketing e vendas da organização devem estar alinhadas para que desse modo possa-se refletir a composição e solidez da marca/empresa. Para que a venda aconteça da forma mais assertiva, é preciso que as duas etapas anteriores tenham ocorrido bem, para que nessa fase o comprador esteja seguro com sua escolha, para isso a clareza e a paciência das equipes que estão lidando com o cliente é fundamental.

  • Análise: através de um exame de cada etapa acima, no final do processo, é possível identificar os ajustes que precisam ser feitos, no intuito de manter a máquina funcionando e se desenvolvendo. Essa última fase funciona como um feedback, ou seja, uma análise do processo que tem como objetivo identificar falhas para que ocorram as melhorias necessárias. E, dessa forma, a companhia sempre alcance bons resultados, por meio de uma constante adequação do Marketing Digital ao contexto em que a mesma está inserida.

Agora que você já sabe como tornar seu negócio mais frutífero e eficiente através do uso correto do Marketing Digital, está na hora de dar um Up na sua empresa e alavancar suas vendas, assim como melhorar a imagem dela para ampliar seu mercado consumidor.


É extremamente benéfico para um empresa conhecer as diversas categorias de marketing que existem, visto que, o marketing é um dos principais responsáveis pelo sucesso de vendas que uma organização obtém. Então, clique aqui para ler um pouco sobre o Marketing Social. Não esqueça de comentar o que achou do post, sua opinião é muito importante para nós :)

#Marketing #MarketingSocial #MarketingDigital #Negócios #Organização #Vendas

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo