• Anna Paula

Fidelização de Clientes

Já se perguntou as razões pelas quais empresas como a Coca Cola e a Apple fazem tanto sucesso entre as pessoas e lucram bilhões? Uma das principais respostas para isso é: elas possuem credibilidade no mercado e, portanto possuem clientes fidelizados no nível convicto, ou seja, aqueles que sempre compram da mesma marca, segundo a classificação de Phillip Kotler.


Um cliente fiel é importante nos dias de hoje em que o mercado possui muita concorrência e tecnologias acessíveis que facilitam a copia de produtos. Além disso, os custos para manter os clientes fiéis são menores do que os para conquistar novos compradores, e ainda são eles que proporcionam um marketing eficaz e sem custos ao recomendar a marca aos amigos, colegas e familiares.


Outras vantagens de clientes fiéis são:


  • Tendem a estar dispostos a gastar mais em um produto visto que enxerga valor no produto;

  • compram novamente e consequentemente diminuem o custo de aquisição do cliente (custo de atração de visitantes, processo de convencimento da qualidade e utilidade do produto até o fechamento da compra);

  • tornam a receita do empresário previsível, ou seja, ele passa a ter uma media do quanto vai lucrar;

  • o feedback de clientes fiéis tende a ser mais preciso e justo, o que facilita o aprimoramento de produtos e processos.


Por todos esses motivos recomenda-se o investimento em estratégias para superar as expectativas dos clientes, atrai-los e assim fidelizá-los.


Algumas dicas para a fidelização de clientes são: bom atendimento (atender o cliente como ele gostaria de ser atendido); direcione o foco para o cliente certo; programas de fidelização; tratamento diferenciado para clientes fiéis; manter contato após a venda; entre outras.

#Vendas #Negócios

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