• Natalia Reis

A ponte entre o mundo acadêmico e o mundo profissional


É de extrema relevância todo e qualquer tipo de ação que busque facilitar a difícil transição entre a academia e o mercado de trabalho. Essa conscientização encontra-se cada vez mais presente no imaginário de alunos e profissionais do mercado.


Os cursos superiores, até mesmo aqueles mais voltados à ações técnicas, ainda estão situados em um estágio de ensino tradicional, que dificulta a identificação por parte do aluno de quais ferramentas teóricas podem ser aplicadas à realidade prática. Para a resolução desta questão, as atividades complementares envolvendo organizações estudantis, como atléticas, centros acadêmicos e empresas juniores, oferecem ao universitário a possibilidade de adquirir experiência sem ter que sair do campus.


Mas como que o mercado pode auxiliar nesse processo transitório?


Atualmente, várias grandes empresas realizam ações de aproximação com estudantes universitários. Eventos como a realização de visitas técnicas, palestras e feiras de recrutamento já são uma realidade no planejamento anual das corporações, mas é necessário, e o futuro demanda, ir além.


O foco de inquietude das empresas está localizado na captação de grandes talentos e não no desenvolvimento destes. É preciso compreender que a possibilidade de auxílio na formação do profissional é latente e real, podendo ser realizada enquanto o mesmo ainda encontra-se no ambiente universitário.


Para isto, uma aproximação com as organizações estudantis universitárias é fundamental. A base para a criação de um plano de ação que busque não somente a captação de talentos, mas também a lapidação dos mesmos, encontra-se na compreensão das necessidades destas instituições e na realização de parcerias ao longo prazo.


É preciso também dar uma maior atenção para os setores da empresa, geralmente o de recursos humanos, encarregado por realizar este contato com as organizações estudantis. Todavia, este contato ainda é precário e limitante à ações de relacionamento inovadoras entre ambos os mundos. A ponte já foi construída, mas a manutenção deve ser periódica.

#Universidade #mercado #Relacionamento #eventos

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo