• Lidiane Marques

Você sabe o que é CRM?


Customer Relationship Management, em português Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um conjunto de estratégias focadas nos clientes com o intuito de analisar suas interações com os clientes e assim antecipar suas necessidades, desejos, aumentar as vendas e conseguir mais clientes.

Mas para colocar essas estratégias em ação é necessária uma ferramenta de CRM que armazene informações dos clientes atuais e potenciais como nome, endereço, número de telefone, etc, suas atividades, e-mails, ligações e outras interações. Não é só uma lista de dados, é uma lista com dados preciosos com informações pessoais e preferências dos clientes.

Um bom CRM precisa ter:

  • Capacidade de integração com outros sistemas;

  • confiabilidade;

  • possibilidade de operar em nuvem;

  • acessibilidade;

  • boa usabilidade;

  • permitir a automação de processos;

  • possibilitar o controle de oportunidades;

  • criar relatórios.

Dessa forma cada membro da empresa tem acesso a esses dados e interações atualizados de qualquer lugar que estejam e assim você não precisa manter uma grande quantidade de papeis com esses dados.

Mas é muito importante lembrar que é necessário criar uma estratégia antes de ir atrás de um software de CRM. Primeiro é preciso entender quais são os seus objetivos, o que você pretende alcançar com essa ferramenta. O segundo passo é definir as estratégias para alcançar esses objetivos, mas essas estratégias devem ser flexíveis, permitindo assim, uma revisão. A partir disso é muito importante dar uma atenção especial a cada cliente, para assim criar estratégias para cada perfil e envolva os funcionários nos objetivos para que sempre se tenha um bom relacionamento com os clientes. E por fim, pesquise e use a ferramenta que mais se adequa as suas estratégias.

#CRM #Negócios #Vendas #Tecnologia

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