• Gabriel Gomes

Cultura organizacional e seus impactos


Muitas empresas atualmente procuram desenvolver um ambiente prazeroso para se trabalhar. Disso surge o termo “cultura organizacional”, onde muitos gostam de se comparar a gigantes como Google e dizer que possuem uma cultura forte.

Mas afinal, o que é uma cultura organizacional? O conceito em questão diz respeito a tudo que envolve a rotina de uma empresa e funciona como um horizonte para guiar o comportamento e mentalidade de seus colaboradores. Ou seja: suas práticas, hábitos, comportamentos, símbolos, valores, princípios, crenças, cerimônias, políticas, sistemas, absolutamente tudo que tem um impacto direto ou indireto na produtividade dos colaboradores.

Quem define a cultura organizacional de uma empresa geralmente são seus líderes. São eles quem tem em mente o objetivo final a ser alcançado, e com isso traçam rotinas e métodos de trabalho que estejam alinhados com o propósito da empresa, além de seus valores e princípios.

Uma cultura organizacional bem definida e clara é um dos pilares primordiais de uma empresa. É a partir dela que seus colaboradores vão se identificar com o propósito da companhia e fazer de tudo para juntos alcançá-lo.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo