• Deborah Katheriny

A IMPORTÂNCIA DO ALINHAMENTO ENTRE OS DEPARTAMENTOS COMERCIAL E MARKETING


Gostaria de transformar a sua empresa em uma empresa de sucesso? O primeiro passo para isso consiste em ter uma equipe integrada, trabalhando para o desenvolvimento da sua empresa. Entretanto existem dois departamentos em que a cooperação e integração merecem um pouco mais de atenção: o departamento comercial e o departamento de marketing.

Afinal, como este alinhamento vai ajudar no crescimento da sua empresa?

O departamento de marketing tem como função estudar o mercado de onde a empresa está inserida, a fim de descobrir quem se interessaria pelo produto oferecido e, assim, criar conteúdos direcionados a este público. Já o departamento comercial realiza o contato com o cliente, apresenta o produto e serviços oferecidos pela empresa diretamente ao cliente e realiza as vendas.

Nos dias de hoje, o cliente antes de realizar uma compra, pesquisa sobre a qualidade do produto, opinião de outros compradores, reputação da marca, e outras informações facilmente obtidas na internet. Através do serviço do marketing pode-se criar uma boa imagem do produto, baseada no desejo do público, porém é a área comercial quem deve convencer a pessoa interessada de que ela necessita de comprá-lo. É também a equipe comercial quem matem o contato com o cliente, fazendo com que ele volte a comprar o produto e indique a seus conhecidos.

Portanto, a integração entre estas duas áreas faz com que o comercial conheça melhor os desejos do cliente, moldando a forma de abordagem de acordo com o comprador, deste modo, o número de vendas concretizadas cresce juntamente à satisfação do cliente. Sendo assim, seu produto é indicado a outras pessoas e conseqüentemente o lucro de sua empresa aumenta cada vez mais, fazendo com que sua empresa cresça e se torne uma empresa de sucesso!


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