• Nathalia Monteiro

Como construir "missão", "visão" e "valores".



Visando a prosperidade e o sucesso de um negócio, muito se discute sobre boa organização, gestão eficiente, estabelecimento de metas e originalidade de atuação no mercado, e, de fato, todos esses pontos são realmente fundamentais no êxito de uma corporação. A reunião de toda esses ingredientes para uma “receita do sucesso” pode ser resumida, grosso modo, na definição da Missão, Visão e Valores de uma empresa.


Missão - aqui, responde-se ao pilar basal da empresa que é a sua finalidade e a quem ela atende. Sua essência.


Visão - é a perspectiva a longo prazo da empresa, como ela caminha e aonde quer chegar. Sua estratégia.


Valores - o que guia a conduta de organização e o propósito de existência (a missão) da empresa. Sua postura.


Essas três medidas respondem, respectivamente, às perguntas: “O que?”, “Para onde?” e “Como?”, que são indispensáveis na coesão da empresa, uma vez que, tendo o gerente, os funcionários, os colaboradores e os acionistas o mesmo conhecimento sobre as estruturas fundantes da instituição, o estabelecimento de objetivos e o avanço em si dos negócios, torna-se muito mais fácil de alcançar e prosperar.

Ademais, além das facilidades organizacionais propostas, a determinação da missão, visão e valores é primordial para a construção da identidade e autenticidade da empresa, sendo ela então, não só a “fabricante de algo”, mas uma corporação presente na sociedade e envolvida em suas questões. O consumidor gosta de consumir produtos e serviços que estejam alinhados com suas visões de mundo, e, ao presenciar o posicionamento da marca sobre algo, há o ganho de credibilidade e reforço da proximidade e do vínculo entre as duas partes.

Tendo, então, esclarecido a importância e a função dessas questões, resta pontuar como definí-las: reflexão e autoquestionamento. Nesse caso, não há segredo, há que se levantar as questões chaves como “Como sua empresa gostaria de ser lembrada?”, “Qual o princípio ético indispensável para você?”, “Qual o seu maior diferencial?”, e elaborar respostas profundas, tendo sempre uma visão realista e muito pessoal.


#Negócios #Empreendedorismo

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo