• Gabriel Gomes

Qual a diferença entre consultoria e assessoria ?


Muitas vezes empresas identificam problemas internos que precisam ser resolvidos, ou até mesmo resultados que podem ser otimizados, produtividade que pode ser melhorada, conflitos entre os colaboradores que precisam ser apaziguados, enfim, uma infinidade de possibilidades que podem diminuir o ritmo e a competitividade de uma organização.

Nessas situações, se torna viável a contratação de uma empresa que forneça soluções para esses problemas através de serviços de consultoria ou assessoria. .

Em tese, as duas práticas se assemelham em alguns aspectos mas se diferem em algo essencial: sua execução.

Em uma consultoria, o serviço prestado visa o aconselhamento para a empresa, mostrando ações que podem ser tomadas para otimizar resultados, porém, sem interferir na de maneira prática nas atividades da empresa.

Já uma assessoria, além de mostrar que pode ser feito para desenvolver determinado aspecto da organização, também há um auxílio na execução do projeto de melhorias, se envolvendo diretamente nas operações da empresa.

Geralmente, uma assessoria é indicada para resolução de problemas mais específicos dentro de uma empresa, enquanto a consultoria serve para realizar um diagnóstico completo da mesma, especialmente quando se faz presente a necessidade de melhorias, porém não se sabe como começar.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo