• Mayara Pinheiro

Comunicação interna: importância e benefícios


Atualmente para o mundo corporativo as informações geradas internamente valem ouro, uma vez que, a falta dela pode gerar consequências que irão impedir que a companhia se desenvolva, podendo levar em casos extremos, a perda de clientes. Por isso, é importante que haja transparência e fluidez na comunicação interna.

O que é?

É quando existem informações simétricas entre os colaboradores e a organização. Isso pode ser visto, por exemplo, quando dentro de uma empresa existe sincronia na comunicação dos departamentos, ou quando o estagiário sabe o que está acontecendo nela tanto quanto um gerente.

Como fazer?

A comunicação interna é inevitável até uma empresa que não tem um gerenciamento específico possui. No entanto, ela só trará resultados se a própria instituição adotar ações para que esta seja eficiente.

Desse modo, existem pontos que podem ajudar a estruturar melhor a comunicação interna, tal como, promover uma maior Integração entre os gestores, colaboradores e líderes; impulsionar o conhecimento e a informação periodicamente; alinhar a equipe com os objetivos da empresa; fazer treinamento, dinâmicas, palestras e capacitação; usar ferramentas que otimizem a comunicação interna, bem como murais e newsletter digital. E por fim, instigar uma troca de mão dupla onde os colaboradores podem falar sobre suas necessidades e dar opinião e os gestores podem falar sobre os resultados e metas do negócio.

Quais são as vantagens?

Há inúmeros benefícios que uma comunicação interna bem executada pode trazer. Alguns deles são, uma maior integração e imersão, fortalecimento da cultura organizacional, bom comportamento e clima de harmonia, e resultados financeiros positivos.

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