• Ricardo Betini

As diferenças pessoais e culturais nas negociações comerciais


Na hora de lidar com o diferente, sempre devemos estar atentos o máximo possível com as diferentes culturais existentes dentro do nosso país assim como (se for o caso) uma relação além-fronteira. Visto a complexidade dos diferentes atores envolvidos nas negociações empresariais no meio do ambiente corporativo, tanto culturalmente quanto pessoalmente, sempre é necessário uma análise prévia do tipo de cliente na qual irá se tratar, assim como seus costumes caso a diferença cultural também seja presente.

Assim, a empresa interessada em vender seus produtos/serviços ou comprá-los de uma outra, no momento da negociação é preciso sempre levar em conta que aquele negociador provavelmente tenha um modo de se comportar, agir ou pensar bastante diferente, e por conta disso, para alcançar o sucesso esperado em suas negociações e conversas oficiais, devemos ser cautelosos em todas nossas falas e comportamentos, não deixando com que nosso pessoal interfira de maneira negativa na reunião. É claro que não podemos confundir ser imparcial com agir de maneira mecânica, dado que estamos lidando com pessoas, e sempre é bom estarmos buscando conquistar o cliente através das palavras e da simpatia. Deve-se sempre buscar compreender as necessidades e os anseios do cliente e mostrar como os seus serviços podem ajudar com isso.

Obviamente, preconceitos devem ser deixados de lado a qualquer momento, e quando se trata de um negócio feito com empresas de outro país, o cuidado deve ser redobrado, pois não é apenas o pessoal e opiniões próprias que irão ser diferentes, mas também a cultura na qual está inserida o outro negociante. Por isso o profissional deve estar munido de todas as informações necessárias previamente sobre como agir e se comportar diante um ambiente de negócios com outra nacionalidade, a fim de evitar constrangimentos de ambos os lados.

Assim, para garantir o sucesso de suas relações comerciais envolvendo pessoas de fora é necessário (além dos atributos básicos) atenção em lidar diretamente com seus possíveis parceiros com objetivo de conseguir vender sua marca de forma mais fácil e sem tropeços para conquistar a confiança dos mesmos. Como dito, é preciso se mostrar impessoal no que diz suas opiniões particulares pelo menos no primeiro momento contato até entender o quanto você pode avançar em conversas oficiais ou extraoficiais

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