• Matheus Ribeiro

O que é Pesquisa de Mercado e qual a sua importância ?


Você já deve com certeza ter ouvido falar no termo “pesquisa de mercado”, mas realmente sabe o que significa e quais são os objetivos a serem alcançados por meio desse instrumento?


Pesquisa de mercado é um instrumento que serve para orientar na tomada de decisões de empresários e empreendedores em relação a uma série de questões e tem também o intuito de reduzir uma margem de erro considerável oriunda dos investimentos realizados ou que serão realizados. Por meio dela é possível coletar informações, dados, preferência e opiniões importantes que auxiliam no estudo do público-alvo de uma empresa e a sua determinada área de atuação. Além disso, é possível conhecer mais sobre as empresas concorrentes no mercado e as estratégias que utilizam para tornar os negócios mais lucrativos. Se o empreendedor pretende saber a respeito de alguns aspectos como qual produto comercializar ou que ponto comercial escolher, a pesquisa de mercado é fundamental para se chegar em determinadas conclusões. Contudo, a pesquisa por si só não é suficiente para atender as demandas do sujeito que recorre a ela se não estiver inclusa em um plano de negócios, ou muito menos se não forem utilizados os resultados obtidos. Isso seria perda de tempo e dinheiro do empreendedor.


Em relação aos tipos de pesquisa, pode-se utilizar da pesquisa quantitativa e a qualitativa. A pesquisa qualitativa está relacionada a percepção dos consumidores em relação a determinados produtos, serviços e empresas. Tal fenômeno pode ser observado através de questionários que podem ser respondidos por meio de entrevistas e online; além de grupos de interação, telefonemas e com a utilização de outros métodos. Enquanto que a quantitativa diz respeito a quantificação dessa percepção dos clientes por meio de indicadores numéricos, exemplo: pesquisa por amostragem. Ademais, podem ser conceituadas a pesquisa primária e a secundária sendo, respectivamente, a coleta e análise de dados realizada por certa empresa contratada e a pesquisa realizada por terceiros ,que pode ser encontrada em sites, livros, revistas.


Como realizar uma pesquisa de mercado?


A realização de uma pesquisa de mercado se dá por várias etapas que devem ser pensadas com cautela e de forma estratégica. São elas:

  • Objetivos que se pretendem alcançar com a pesquisa e a definição do público-alvo. É necessário determinar o problema e os propósitos da pesquisa antes de tudo. A partir do momento que se definiu o que se pretende alcançar, é possível identificar o público-alvo correspondente.

  • Amostragem. É indispensável definir o tamanho da pesquisa e a totalidade dos consumidores que se pretende entrevistar.

  • Métodos. Determinar os métodos que serão utilizados, a formulação de perguntas e, consequentemente, o questionário. Aqui pode ser utilizado tanto a pesquisa primária como a secundária, o importante é quanto mais informações e dados houver melhores serão os resultados obtidos.

  • Coleta de dados e Informações.

  • Análise dos dados e apresentação dos resultados.












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