• Victoria Carvalho

O que é uma Pesquisa de Clima e Satisfação a nível organizacional?



A Pesquisa de Clima e Satisfação é uma ferramenta utilizada pelo departamento de Gestão de Pessoas de uma empresa, responsável, dentre outras funções, pelo engajamento e desenvolvimento de competências dos colaboradores. O objetivo é mapear a percepção dos funcionários sobre diversos aspectos, através de um questionário anônimo físico ou online. Por meio deste, busca-se entender os níveis de satisfação, produtividade e motivação dos membros, bem como a atmosfera do ambiente de trabalho.


Manter um ambiente agradável dentro da empresa é fundamental para a sua performance. Membros desmotivados são capazes de transparecer uma imagem negativa da empresa, o que pode impactar desde o relacionamento com os clientes até a sua relevância no mercado de trabalho. Por esse motivo, a Pesquisa de Clima e Satisfação mostra ser um instrumento de extrema relevância para o rendimento de uma empresa, pois seus resultados permitem construir ações direcionadas e customizadas para os problemas apontados e, dessa forma, crescer os seus níveis de desempenho.


Mas como aplicá-la?


Aqui vale ressaltar alguns pontos cruciais que podem determinar a eficácia da pesquisa. 1. Cada empresa é única, possui diferentes metas, capacidades e recursos e, portanto, utilizar questionários prontos é arriscar a validade e eficiência dessa ferramenta. Busque criar um questionário de acordo com os objetivos e metas da empresa. 2. Os membros precisam ter confiança no projeto para ele dar certo. Sendo assim, a comunicação e transparência é essencial. Não só é preciso explicar as etapas que envolvem a pesquisa, mas também o seu intuito no contexto organizacional. Os membros devem enxergar na pesquisa uma maneira de melhorar suas insatisfações dentro do ambiente corporativo. 3. Os resultados têm de ser divulgados a todos. Isso cria a possibilidade de colaboradores e gestores trabalharem juntos para pensar possíveis respostas aos problemas, transmitindo, dessa forma, o sentimento de pertencimento dentro da organização, tão importante para enriquecer o ambiente de trabalho.


Com os gestores cada vez mais preocupados em entregar maiores atuações das empresas no mercado de trabalho, entender qual o grau de satisfação e estímulo dos seus funcionários tornou-se peça chave para atingir esse fim. Assim sendo, a Pesquisa de Clima e Satisfação é imprescindível para qualquer organização que deseja alcançar o seu máximo potencial de produtividade e excelência.

#Gestão #RecursosHumanos

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo