• Fernanda Chester e Rafael Xavier

A importância do planejamento estratégico em tempos de crise


Com a chegada do novo coronavírus, microempresas de todo o Brasil se viram expostas às piores condições possíveis, com as receitas em queda livre e a impossibilidade de continuar suas atividades por meses. Se esse é o caso do seu negócio, acalme os ânimos: o tema de hoje aqui no blog é Planejamento Estratégico.


Mas o que é isso?


O planejamento estratégico trata-se da elaboração, organização e escolha de estratégias que possam ser aplicadas em uma empresa com o intuito de ajudar o negócio a crescer e a superar dificuldades - como as de agora!


Esse exercício levará em conta situações como as condições internas e externas à empresa, com o propósito de escolher métodos para que se alcancem objetivos.


No mundo dos negócios o planejamento estratégico busca cumprir objetivos diversos, como aumentar vendas, conseguir mais clientes, otimizar os serviços, melhorar a produtividade e cortar custos. Além disso, vale a pena ressaltar que a falta de planejamento estratégico, principalmente em períodos de crise, leva à tomada de decisões equivocadas - as quais podem levar a empresa a situações piores do que a encontrada.


Agora você já sabe: se quiser se prevenir em relação aos empecilhos causados por crises como a do coronavírus, você precisa levar em consideração a necessidade de um planejamento estratégico.


Mas afinal, como ele é feito?


Existem diversas técnicas para a realização desse planejamento. Por exemplo, pode-se citar a conhecida análise SWOT, a qual utiliza os pontos positivos e negativos dentro de uma empresa, de modo com que seja possível melhorar as fraquezas encontradas, além de focar em situações que melhorem os pontos fortes da empresa. Outro exemplo seria a criação de “Missão, Visão e Valores”: uma outra técnica, em que é possível focar no intuito que a empresa foi criada (missão), a meta onde a empresa deve chegar no futuro (visão) e os valores dos quais ela não deve abrir mão (valores). Você pode ver como construir os da sua empresa clicando aqui.


Sem um planejamento estratégico, a sobrevivência de uma empresa num mercado cada vez mais competitivo fica ameaçada. É através desse planejamento que a empresa consegue conquistar agilidade nas tomadas de decisão, obter um melhor estudo e conhecimento da concorrência, colaboradores mais motivados e adquirir uma organização capaz de criar uma diferenciação do seu negócio e da concorrência, além de aproveitar oportunidades - acredite, elas sempre existem - perante as mudanças e alcançar os resultados almejados.


Durante momentos de crise, como o cenário mundial atual em face à pandemia do COVID-19, a primeira atitude é não entrar em desespero e elaborar um bom planejamento estratégico que te ajudará a descobrir quais são os melhores caminhos a serem seguidos de acordo com os problemas enfrentados. As crises acabam por exigir que os empreendedores busquem sempre por maneiras de se reinventar, de fazer novas abordagens e de procurar soluções que se adaptem aos novos desafios apresentados.


Dessa forma, quando confrontados com um momento de crise, seja ela qual for, as decisões tomadas não partirão de um mero improviso, mas de uma análise minuciosa e estratégica capaz de identificar e contornar minuciosamente os empecilhos que se apresentarem.


Ficou curioso e quer montar um planejamento estratégico completo para o seu negócio? A EPPEN JR pode te ajudar, e você pode entrar em contato conosco clicando aqui.


Mas pra começar, selecionamos algumas dicas básicas para quem quer investir na parte estratégica do seu negócio:


Coloque tudo no papel, relembrando qual é a missão, os valores e a visão da empresa;

Defina metas claras e métricas para avaliar os resultados;

Explore suas potencialidades e reveja suas fraquezas;

Avalie e reavalie o comportamento do seu público-alvo e da concorrência

Organize e coloque em prática;

Acompanhe os resultados e faça adequações!


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo