• Julio César e Gustavo Gonçalves

FLUXO DE CAIXA | O que é e por que você deve investir nessa ferramenta para o seu negócio!


Hoje nós viemos falar de um assunto imprescindível para que você, microempreendedor, entenda um pouco mais sobre como o gerenciamento e a manutenção de um caixa se faz extremamente necessário para buscar a tão desejada estabilidade financeira. A ferramenta a qual iremos comentar será o “Fluxo de Caixa”, que pode te auxiliar a identificar os problemas ou sucessos da sua gestão financeira e alcançar uma ótima saúde financeira para o seu negócio. Pra ficar mais fácil, vamos por tópicos!



Afinal, o que é fluxo de caixa?


Fluxo de caixa nada mais é do que a observação de todas as movimentações - saídas e entradas - de dinheiro em determinado período, basicamente, os ganhos e perdas financeiras do seu trabalho no dia a dia. O objetivo desta ferramenta é a obtenção de todas as informações de suas ações financeiras para auxiliar nas tomadas de decisão, conseguindo observar claramente o progresso do seu negócio, recursos disponíveis, investimentos da empresa, setor de compras e afins. Sendo assim, você terá uma visão holística empresarial do momento financeiro, tendo como consequência, uma projeção sobre seus ganhos e estabilidade da empresa.


Como realizá-lo de modo correto e mantê-lo atualizado?


Para realizar esse fluxo, é importante ressaltar ter em mente que o mesmo pode ser executado de forma atemporal, ou seja, com um período a ser definido pela empresa. Será necessário ter todos os detalhes das despesas/receitas colocadas no controle de caixa e entender o balanço financeiro, porque este o indicará se o caixa está com um saldo superavitário ou saldo deficitário. Com isso, a análise deve ser feita de forma minuciosa considerando critérios e especificidades assim definidos pelo empresário, sendo por exemplo:


• Estrutura gerencial de resultados;

• Análise de sensibilidade;

• Cálculo de rentabilidade;

• Cálculo de lucratividade;



Benefícios do Fluxo de Caixa


Existe uma grande variedade de benefícios, mas nós listamos três que achamos os mais importantes de todos! Eles são:


⇒ Você evitará gastos supérfluos!

Com todos os detalhes em suas mãos, você descobre os principais pontos de sua empresa, assim como todos os gastos mal feitos ou desnecessários, assim será possível otimizar seu capital e investir em setores relevantes de seu empreendimento


⇒ Te abrirá oportunidades de um planejamento financeiro

Por lógica, se temos todas as informações atuais, nós podemos “prever” o que nos espera certo!? É neste momento o qual vemos quão benéfico é a confecção de um fluxo de caixa, ele permite não só ter a visão atual do caixa, como também clareia um possível futuro do seu negócio!


⇒ Melhora na tomada de decisão

Com a fusão de um planejamento financeiro e o controle do caixa, a consequência imediata é uma melhora na tomada de decisão! O progresso para uma estabilidade financeira será uma realidade e com ela virá uma melhora onde alocar dinheiro para realização de um crescimento da empresa.


Portanto, caro leitor, fomentamos a necessidade dessa ferramenta de gestão financeira a fim de garantir o bom gerenciamento de recursos da empresa diante do controle de entrada e saída de caixa, indicando, assim, alternativas para a resolução de problemas referentes à parte financeira; além de enfatizar que, sob a nossa perspectiva, a seriedade e a responsabilidade na administração refletem diretamente sobre o sucesso ou fracasso do seu negócio.


Precisa de ajuda pra aplicar essa ferramenta na prática? A EPPEN JR pode te ajudar, e você pode entrar em contato conosco clicando aqui!



Quer saber mais sobre a gente?

Confira agora nosso artigo "Mas afinal, o que é uma Empresa Júnior?"

e nos acompanhe nas redes!

EPPEN JR Consultoria

UNIFESP Osasco



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo