• Thalia Lima

O NOVO NORMAL: COMO SERÁ O CONSUMO PÓS-PANDEMIA?



É inegável o fato de que a pandemia moldou o comportamento do consumidor. No entanto, o que achávamos ser apenas uma fase, pode ser, na realidade, o “novo normal” nos próximos anos. Foi isso o que constatou um estudo realizado pela EY Parthenon que, em parceria com a VEJA, ouviu 1.134 pessoas para identificar quais mudanças a pandemia trouxe para a rotina dos consumidores. O estudo mostrou que no pós-pandemia, será menos comum frequentar lojas físicas, assim como consumir produtos ou serviços considerados não essenciais. Isso porque, 63% dos entrevistados responderam que vão visitar menos os estabelecimentos e 60% deles não pretendem gastar com itens supérfluos. Desse modo, a pesquisa constatou que os consumidores passaram a se sentir muito mais confortáveis comprando pela internet. Logo, muitas empresas buscaram soluções digitais para o seu modelo de negócio e conseguiram sobreviver à crise. Porém, as expectativas são de que esse hábito continue ativo no dia a dia das pessoas no pós-pandemia, assim, espera-se que as vendas por meio do e-commerce (comércio eletrônico) sigam aumentando. Outro dado interessante, é o de que 55% dos entrevistados preferem realizar pagamentos sem dinheiro para evitar tocar em algo durante a compra e 72% acreditam que o uso de serviços bancários on-line se fará muito mais presente. Isso indica que, no longo prazo, será, cada vez mais, raro a utilização de dinheiro em espécie para realizar pagamentos. Entende-se portanto que, o “novo normal” no pós pandemia, será pautado pela transformação digital dos modelos de negócio e do comportamento do consumidor. Por isso, é essencial que as empresas acompanhem essas mudanças para se adequarem à essa nova realidade. A EPPEN Jr. possui os recursos necessários para te ajudar a entender esse momento e reestruturar o seu negócio. Entre em contato conosco para saber mais!


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