• Giovanna Palas, Inara Priscila e Lucas Gabriel

AS METODOLOGIAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS NO CONTROLE DE TEMPO E ATIVIDADES NOS DIAS ATUAIS


As metodologias de gerenciamento de projetos no controle de tempo e atividades nos dias atuais

Com o início da pandemia, as relações e ações tiveram que ser adaptadas para um novo cenário e essas atividades passaram a ser organizadas e reguladas individualmente ao invés do coletivo. E é por esse motivo que, para ajudar você a se organizar nesse novo normal, hoje a EPPEN JR vem falar de metodologias gerenciais! O Canvas e o 5W2H são duas ferramentas que podemos citar como exemplo, pois auxiliam no desenvolvimento da organização - ainda mais com a complementação de atividades como o EAD, o qual aumentou a quantidade tarefas.

Para maior eficiência no planejamento, algo que pode ajudar na hora de entender a melhor forma para executar uma tarefa é destrinchá-la em partes menores, permitindo um maior controle de prioridades e do tempo necessário para a conclusão de cada uma delas, objetivo que as metodologias de gerenciamento cumprem muito bem. Como exemplificado anteriormente, utilizaremos neste artigo as metodologias 5W2H e o Project Model Canvas, mas é possível utilizar diversos outros modelos de sua preferência.

O 5W2H é dividido em sete perguntas bem gerais para dar uma visão mais clara de como elaborar um plano de ações para sua tarefa. São elas, o 5W: O quê? (What?), Por que? (Why?), Onde? (Where?), Quando? (When?) e Quem? (Who?), e o 2H: Como? (How?) e Quanto? (How much?). Porém, é possível, para tarefas que exigem um maior detalhamento ou se você tem preferência por uma interface mais visual, a utilização do PM Canvas, com ainda mais variáveis dentro de cada questão acerca das tarefas.

É interessante ressaltar que algumas metodologias acabam sendo bem generalistas e não compreendem toda a amplitude necessária (como o 5W2H), ou serem voltadas para a execução de projetos mais empresariais ou comerciais (como o Canvas). Por isso, é sempre interessante compreender as perguntas que são levantadas em cada uma dessas metodologias e adaptá-las para a natureza da tarefa que será realizada. Por exemplo: para uma tarefa de um trabalho EAD em grupo da faculdade, a pergunta "onde" pode ser interpretada como a plataforma que o grupo irá se reunir para fazer (grupo do Whatsapp, Hangouts no dia XX/XX, etc), "como" pode ser entendido pela forma de escrever este trabalho (artigo com link compartilhado no Docs, apresentação no Drive, etc) e "quanto" pode ser o peso da nota desse trabalho no semestre, o que também ajuda a definir a urgência na dedicação do mesmo.

Outros exemplos de como essas metodologias podem ser utilizadas para as tarefas podem ser vistas na sequência:

A metodologia acima utilizada foi a do 5W2H, para ilustrar a entrega de um trabalho para a matéria de Organizações Internacionais. Respondendo as perguntas de cada coluna, pode-se adaptar o processo de metodologia para o planejamento da atividade.

Por fim, de acordo com a imagem acima se pode observar o planejamento de um seminário para a disciplina de Economia. A coluna amarela explica o “Porquê?” do trabalho, a coluna roxa explica “o quê” será feito, a coluna rosa expressa “Quem?”, a coluna azul o “Como?” e a verde “Quando” e “Quanto”.

Para quem se interessou pelas metodologias de gerenciamento e deseja experimentar de forma prática, a EPPEN JR trouxe um modelo com algumas metodologias para download que podem facilitar na aplicação. Pra baixar, é só clicar nesse link! https://docs.google.com/spreadsheets/d/1KEpNZeBCT8URPUdJzhSuCcCZ0EHWciIVsbkLT6wSN0U/edit?usp=sharing

E aí? Você já utilizou alguma delas? Gostou? Envia pra gente seu feedback!

Se utilizou alguma delas, gostou, tem alguma sugestão de melhoria ou tem algum feedback, nos envie!

#projetos #5w2h #canvas #gerenciamento #pandemia

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo