• Thais Brognara Correia

O que é Customer Success e qual a sua importância para as empresas


Na atualidade do mundo dos negócios, a importância da experiência do cliente se tornou um dos pontos centrais do relacionamento com as empresas. É nesse contexto em que uma importante tática de filiação e de busca pelos resultados desejados e almejados pelos clientes se tornou fundamental, eis o Customer Success.

Segundo um dos seus idealizadores, Lincoln Murphy: “sucesso dos clientes é quando seus clientes alcançam os resultados desejados através dos pontos de interação com a sua empresa”. Pois bem, a definição desses pontos de interação (milestones) entre o time de customer success e o cliente, causam o aumento da percepção do sucesso na jornada do cliente juntamente com a empresa, a definição de metas e prazos mais coerentes com os resultados e uma maior metrificação desses últimos. Sendo assim, os milestones além de auxiliarem na percepção do relacionamento entre empresa e o cliente permitem uma visualização mais clara do caminho a ser trilhado até os resultados desejados.


Não menos importante que os “milestones”, a busca pelo resultado desejado pelo cliente é também questão principal na elaboração de práticas de customer success. É importante salientar que os resultados desejados são basicamente aqueles esperados e antecipados pelos clientes e não pelas empresas.


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UNIFESP Osasco

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