• Thiago Monteiro

3 Motivos para seu negócio sair da informalidade durante a pandemia



Antes de abordarmos os 3 motivos para seu negócio sair da informalidade, durante o cenário pandêmico que vivemos, é necessário abordamos o conceito de empreendedor informal, no qual pode ser o quadro que você se encontra como empreendedor e entender quais são as características de um negócio informal, é de suma importância para sua empresa.


O que é ser empreendedor informal e quais são suas vantagens e desvantagens.

A princípio, um empreendimento informal é aquele onde não há registro da atividade e fica imune em relação a contribuição de tributos, são empreendedores sem Cadastro Nacional de pessoa jurídica (CNPJ), Pedreiros, cabelereiros, Bancas de calçada, lojas de garagem, vendas diretas na rua, serralheiros e Diarista são alguns exemplos de empreendedores informais que podem se formalizar, porém, muitos nesses serviços citados se mantêm de maneira informal, pois boa parte desses empreendedores busca alcançar a independência financeira e pagar as contas de sua necessidade.

Vantagens do empreendedor Informal: A principal vantagem é não ter que enfrentar toda a burocracia do registro nos órgãos competentes. Além disso, é não ter que arcar com tributos, como uma empresa formalizada faz mensalmente. Porém as multas que este empreendedor pode sofrer, não deixa que tal economia seja propriamente considerada, uma vantagem, devido que existem muitos riscos.

Desvantagens do empreendedor Informal: Como o negócio não tem registro, o empreendedor não tem como ter acesso a serviços de crédito, afinal não há como comprovar sua atividade ou renda. Além disso, o empreendedor que atua na informalidade sofre com a ausência de férias, décimo terceiro salário e demais verbas trabalhistas, e devido não contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não recebem benefícios por parte do Governo como aposentadoria, auxílio doença e auxílio Maternidade.

Mas afinal, quais são os 3 Motivos para sair da informalidade durante a pandemia?

1) Isenção nas taxas para abertura de empresas, o Governo de São Paulo anunciou isenção nas taxas para abertura de empresas por 60

dias, essa isenção anunciada pelo Governador de São Paulo, João Dória, está ocorrendo desde o dia 25 de agosto de 2020 então se apresse. As taxas que estão isentas fazem parte das etapas para a constituição do CNPJ que é realizar o protocolo na Junta Comercial, na hora do protocolo são cobradas algumas taxas estaduais. Estão isentas da taxa de abertura as seguintes empresas: Limitada (LTDA), Empresário Individual por Responsabilidade Limitada (EIRELI), Sociedade Anônima (S/A), Empresa pública, Empresário Individual (EI) e Sociedade Cooperativa. Vale ressaltar que o microempreendedor individual (MEI) não está na lista de isenção, conforme prevê a Lei Complementar 123/206, o MEI está isento de qualquer custo de abertura e registro da empresa.


2) MEI está dispensado de alvarás e licenças para trabalhar, Lei, que entrou em vigor em setembro, permite que o microempreendedor

comece a trabalhar de imediato sem que haja vistoria. A dispensa do alvará não significa que não haverá fiscalização. A alteração mantém a

necessidade de vistorias, mas os empresários não vão precisar aguardar a visita dos agentes públicos para começar a funcionar. O objetivo do governo é facilitar a criação de novos negócios no país.

3) Com CNPJ sua empresa cresce, por último, mas não menos importante, ao contar com um CNPJ, sua empresa pode: emitir nota fiscal, realizar compras, prestar serviços para o governo, contratar outros serviços, conseguir financiamentos ou empréstimos empresariais, permite que a companhia tenha respaldo jurídico e legalidade fiscal. Segundo o governo estadual, 21.688 empresas foram abertas no mês de julho em São Paulo.

Portanto, o que está esperando para formalizar seu negócio e aproveitar as circunstâncias que a pandemia nos impôs para crescer, a EPPEN JR consultoria pode realizar a abertura do seu CNPJ e para isso, temos os melhores consultores.

Quer saber mais sobre o assunto? A EPPEN JR pode te ajudar! Você pode entrar em contato conosco clicando aqui. Ah! Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais para estar sempre atualizado sobre esse e muitos outros assuntos.

Quer saber mais sobre a gente?

Confira agora nosso artigo "O que é uma Empresa Júnior?"

e nos acompanhe nas redes!

EPPEN JR Consultoria

UNIFESP Osasco

422 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo