• Isabelly Lira

3 passos para entender o Marketing de Performance de maneira simplificada

O Marketing de Performance é uma estratégia derivada do marketing digital, a qual tem por finalidade auxiliar a comunicação digital entre aqueles que estão passando a informação e aqueles que estão a recebendo. A verdade é que, para um empreendedor gerir bem os resultados da sua empresa e consolidá-la no mercado, esse método se torna indispensável e pode auxiliar na previsibilidade dos resultados de um projeto, de modo a trilhar um caminho mais claro e transparente, evitando que erros passem despercebidos e aumentando as chances de sua estratégia obter sucesso.

Mas afinal, o que é Marketing de Performance?

Essa espécie de marketing está totalmente voltada para as mídias digitais e os resultados das estratégias empregadas nelas, através da análise de dados – prática que, com o avanço da tecnologia, tem se popularizado muito. Por este motivo, se trata de uma forma eficaz de investimento, uma vez que mensura a taxa de retorno sobre um determinado investimento por meio de métricas, como o CPC, o CPA e o CPL.

O Marketing de Performance também se associa à mídia de performance, ou seja, às propagandas direcionadas para as mídias digitais, as quais contam métricas de retorno sobre esse investimento, mensurando, por exemplo, o desempenho de campanhas e anúncios.

Entretanto, empresas pequenas ou até mesmo pessoas que desejam anunciar através das mídias podem sentir dificuldades em entender todo o processo, desde os custos até o monitoramento desses dados e pode acabar desistindo. Para te ajudar, a EPPEN JR listou três passos para entender melhor como aplicar o Marketing de Performance de maneira simplificada!


1) Entenda a curiosidade dos seus clientes

É importante que você tenha um caminho claro, que vise levar o usuário a executar uma ação muito provável em sua rede social ou no seu site - seja a compra de algum produto, ou simplesmente preencher o e-mail para receber a sua Newsletter. Dessa forma, você poderá compreender o seu funil de conversão de clientes mais profundamente e sentirá uma maior confiança para apostar na otimização de seu site ou em postagens mais intuitivas voltadas para o seu público-alvo, instigando a curiosidade do seu possível cliente e os fazendo navegar pela sua rede!


2) Remarketing

Com essa ferramenta, é possível trabalhar com um ou mais produtos fazendo anúncios em plataformas específicas e que vão aparecer para as pessoas de acordo com o interesse de cada uma. Além disso, é possível melhorar sua performance através do monitoramento de dados - como preço, estoque, condições de compra dos produtos que estão sendo anunciados e quantidade de pessoas que estão sendo influenciadas por esses anúncios. Ainda que a sua estratégia seja simples, existe uma tendência para trazer bons resultados. Por isso, é importante que você se aproxime das pessoas que quase compraram ou que interagiram com algum produto nas suas redes, transmitindo confiança e tornando as chances de retorno ainda maiores.

3) Aposte em um plano de mídias

Após definir a meta para uma campanha, é importante traçar um plano de mídias, elaborando metas e segmentando quais os formatos de anúncios ou postagens serão feitas, além de definir o objetivo a ser alcançado. O ideal é analisar quais mídias você pretende investir, por quanto tempo e quais são os resultados que você espera alcançar. Por exemplo: aumentar sua gama de clientes ou, até mesmo, vender mais de um determinado produto.


Por fim, tal plano deve conter metas periódicas que permitam visualizar se os objetivos iniciais estão sendo alcançados de forma eficiente.


Precisa de ajuda para aplicar essa ferramenta na prática? A EPPEN JR possui os recursos necessários para te ajudar a melhorar o seu Marketing de Performance e o seu desempenho nas mídias sociais!

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EPPEN JR Consultoria

UNIFESP Osasco

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