• Vinícius Araujo

4 Dicas infalíveis para se livrar da procrastinação


Sábado à noite. Seus amigos estão saindo, mas você fica em casa pois tem um texto para entregar. À sua frente um computador, com a tela em branco, esperando ansiosamente para ser preenchida. Você escreve a primeira frase, e outra e outra e quando percebe o texto começa a tomar forma. Foi mais fácil do que o esperado.


O contexto muda, mas a situação é a mesma. Você tem uma montanha de textos para estudar para a prova daquela matéria chata, ou no trabalho mesmo alguma demanda complexa à entregar, mas espera até o último momento pois sempre há algo mais interessante à se fazer. Um episódio da sua série favorita à um botão de distância, aquele clássico do seu time do coração, aquela festa do seu amigo de infância que você não vê há uns 10 anos, ou simplesmente a tela do seu smartphone com a infinita da timeline de alguma rede social.


A procrastinação, é um dos males de nosso tempo. Somos tão bombardeados dia e noite por atividades e informações criadas para nos roubar a atenção (geralmente interessantes, prazerosas e imediatas), que quando nos deparamos com alguma atividade trabalhosa, desgastante, ou que não vá nos trazer nada à curto prazo, temos dificuldade em iniciá-la. Ainda assim você pode dizer “bom, mas o importante é entregar”. Em consequência ficamos no escritório até mais tarde, ou perdemos uma noite valiosa de sono. E acabamos frustrando-nos por isso, pois a história se repete e mais uma vez deixamos de entregar a tarefa com a qualidade esperada.


Mas não se preocupe, neste artigo vamos te dar algumas dicas e métodos para se livrar desse problema de uma vez por todas!

1. Autoconhecimento

“Conhece-te a ti mesmo”. A famosa frase é a base da filosofia de Sócrates, mas deixemos a filosofia de lado para trazermos esta ideia para os dias atuais. Descubra quais são os gatilhos que desencadeiam a distração em você. Assim você poderá criar formas de neutralizá-los. Se o videogame, por exemplo, não te deixa estudar, busque um local novo. Vá para a faculdade, para uma biblioteca, ou até para uma cafeteria. O que importa é ser um local tranquilo que você possa se concentrar.

2. Assuma a sua responsabilidade

O próximo passo é assumir a sua responsabilidade. Pelo que? Por cada mínimo momento da sua vida! Como assim tio Vini? Eu explico. Reconhecer que cada momento é único e que o que você faz hoje vai refletir no seu amanhã. Claro que nem tudo está nas suas mãos, mas reconhecer aquilo que de fato está, te dá a consciência que você precisa para fazer o melhor com aquilo que tem. É um exercício mental, mas pode ser aprendido e pode ser praticado.


3. Estabeleça Prioridades

Ao assumir nossa responsabilidade temos a possibilidade de definirmos em nossa mente os objetivos de curto, médio e longo prazo. Assim podemos traçar planos e metas para alcançá-los, definindo aqueles que são prioritários e aqueles que não.

4. Fragmente seus Objetivos

Objetivos de médio/longo prazo são os mais afetados pela procrastinação. Mesmo sendo os mais complexos, demandando mais tempo e dedicação, não sentimos essa gravidade no dia-a-dia. São aqueles que não se pode fazer da noite para o dia, e justamente por isso a melhor forma de alcançá-los é definindo micro objetivos. Por exemplo, aquele livro que você tem uma vontade enorme de ler, mas não tem coragem pois é muito grande. Se você se dispor a ler 5 páginas por dia, vai chegar ao fim sem grandes sacrifícios. Com o tempo fica mais fácil e você passa a ler 10, 15, 20 páginas por dia e termina até antes do esperado. Mas o importante não é terminar rápido, o importante é a visão de progresso gerada ao alcançar esses micro objetivos.



Com a prática dessas quatro dicas você pode desenvolver a disciplina necessária para otimizar sua rotina, não deixando mais nada para depois.

Termino este artigo com sentimento de dever cumprido, e deixo você com um TED Talks de alguém que entende de procrastinação tão bem quanto eu e você. Só não deixe pra ver depois. ;)

 

Se você chegou até aqui, é porque, além de se preocupar com seu desenvolvimento pessoal, quer crescer dentro do mercado de trabalho, não é mesmo? Então aprenda o que são Soft Skills e como elas podem mudar sua carreira!


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo