• EPPEN Júnior

A Realização de Eventos Online Durante a Pandemia




(Clara Faria; Guilherme Costa; Millene Souza)


Na atual conjuntura, o cenário de pandemia resultou na necessidade de um distanciamento social e uma nova roupagem na aderência à uma realidade virtual. Tendo isto em vista, a elaboração de eventos teve que se adaptar, como será abordado neste texto, no qual almejamos explicar como são elaborados os eventos de forma virtual e como eles podem ser aplicados em sua realidade.

O primeiro passo é pensar na plataforma que você vai utilizar para transmitir o evento. Se ele for de pequeno porte, e for necessária uma permissão para entrar, é recomendado plataformas que restrinjam o acesso por meio de códigos ou permissão do administrador. Entre elas estão o Google Meet que comporta até 100 pessoas, a plataforma Zoom com limite de 500 participantes e a Microsoft Teams com um limite de 5000 pessoas. Caso o evento seja de um maior alcance e você não precise restringir a entrada dos participantes, é recomendado fazer lives em redes sociais como Instagram, Facebook e Youtube.

O segundo passo é a prospecção dos palestrantes por meio de cartas convites em emails e redes sociais (Linkedin, Facebook, etc.). A vantagem dos eventos virtuais é que você consegue contar com a participação de palestrantes de outras cidades, estados e até mesmo países, os quais não conseguiríamos que participassem em eventos presenciais, devido à distância.

O terceiro passo é a divulgação do evento. Ela costuma ser feita por mídias sociais, através de postagens, impulsionamentos pagos e e-mail. Ela tem como principal objetivo atrair o máximo de pessoas possíveis para participarem do evento por meio da presença e até mesmo com possíveis perguntas.

Em caso de controle interno de inscrições ou emissões de certificados, é recomendado fazer um link de inscrições no Google Forms, uma plataforma muito utilizada nessas ocasiões, pois gera planilhas no Excel com perguntas e respostas específicas para o público interno da instituição alvo.

No dia do evento, caso seja optado por realizá-lo em modelo Live, é preciso uma plataforma de Live Stream para que você consiga controlar quem irá conduzir o evento e consequentemente, aparecer em destaque na tela, compartilhar a apresentação do palestrante, vídeos, entre outras funções específicas dos eventos online. Portanto, recomendamos a StreamYard, uma plataforma extremamente simples e com baixa dificuldade de utilização para eventos como esses.

Em geral, os eventos online durante a pandemia podem encontrar dificuldades em relação às plataformas e recursos da Internet, ainda mais para pessoas com baixa experiência na área, porém a presença do público e de convidados variados é um ponto positivo, além do conforto de assistir e participar de eventos de onde você estiver.


Quer saber mais sobre o assunto? A EPPEN JR pode te ajudar! Você pode entrar em contato conosco clicando aqui. Ah! Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais para estar sempre atualizado sobre esse e muitos outros assuntos.


Quer saber mais sobre a gente?

Confira agora nosso artigo "O que é uma Empresa Júnior?"

e nos acompanhe nas redes!

EPPEN JR Consultoria

UNIFESP Osasco

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo