• Ana Clara Magalhães

A sobrecarga dos Correios no fim de ano




Não é segredo para ninguém que, com a chegada da pandemia do novo coronavírus e a quarentena como consequência, as pessoas adotaram o hábito de fazer suas compras de forma online. Esse método de compra é bastante fácil e rápido, e ajudou a vida dos brasileiros nesse momento tão difícil. Entretanto há um segundo lado dessa moeda, o lado dos entregadores, mais especificamente, dos Correios.

É fato que as entregas aumentaram exponencialmente desde o início da pandemia e esse fato tende a sobrecarregar o trabalho dos Correios. Com o fim do ano chegando, as compras aumentaram ainda mais, devido aos presentes de natal. Isso provocou um acúmulo de produtos e pode prejudicar na entrega.

Já são relatados casos em que as filas dos Correios são quilométricas e nem sempre os funcionários podem atender às expectativas dos clientes, pois os problemas encontram-se tanto nas fábricas (onde a logística de entregas é feita), quanto na composição do quadro de funcionários. Os funcionários dos Correios, desde o início da pandemia não pararam de trabalhar e por isso, encontram-se mais expostos aos riscos do coronavírus.

Além de aumentar a exposição dos entregadores, o acúmulo de entregas também faz com que os trabalhadores precisem trabalhar aos sábados e domingos, com jornadas de 8 horas. A junção desses fatores pode acarretar uma greve dos Correios, impactando principalmente o eixo Rio-São Paulo, responsável por metade do fluxo postal do país. O que eles reivindicam inclui materiais de higiene e proteção, serviço remoto para trabalhadores do grupo de risco e trabalhadores que moram com pessoas do grupo de risco, suspensão de atendimento ao público, antecipação de férias e fechamento de setores da empresa em que fosse diagnosticada a covid-19.




Quer saber mais sobre o assunto? A EPPEN JR pode te ajudar! Você pode entrar em contato conosco clicando aqui. Ah! Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais para estar sempre atualizado sobre esse e muitos outros assuntos.


Quer saber mais sobre a gente?

Confira agora nosso artigo "O que é uma Empresa Júnior?"

e nos acompanhe nas redes!

EPPEN JR Consultoria

UNIFESP Osasco

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo