• Ana Clara Magalhães

A volta ao trabalho presencial



Não é segredo para ninguém que a pandemia da covid-19 acarretou diversas mudanças drásticas no cotidiano dos indivíduos. Diversas novas maneiras de Home Office foram discutidas e descobertas e as empresas tiveram de se adaptar. A querentena e o isolmento social também foram o motivo de diversos problemas psicológicos, como a depressão e a ansiedade. Entretanto, com as medidas de flexibilização do isolamento social, as empresas reabriram e o trabalho presencial, gradualmente, volta a ser comum.


Por isso, faz-se necessário ter um olhar atento para essa drástica mudança, visto que foram mais de seis meses ininterruptos de isolamento social e home office. Aquilo que os indivíduos mais almejavam no período da quarentena tornou-se um motivo de pânico e preocupação. Devido à tais disturbios psicológicos gerados pela quarentena, as pessoas se desacostumaram com sua rotina de trabalho normal, além do agravante da própria pandemia, com o medo de uma possível infecção pelo vírus - é necessário destacar que o fator psicológico é determinante para a produtividade de uma empresa. Os problemas emocionais, como o medo e a ansiedade quase sempre acarretam em pensamentos negativos, afetando, inevitavelmente, a forma como os colaboradores desempenham suas tarefas.


Esse fator da produtividade é preocupante para as empresas, diante da necessidade de compensação das perdas financeiras que ocorreram com o início da pandemia. Por isso, cabe então à administração e aos gestores zelarem para que esse retorno presencial seja feito de forma saudável e prazerosa para os demais funcionários da organização. Recomenda-se que seja desenvolvido um novo ambiente de trabalho, que seja acolhedor quanto às emoções dos funcionários.


Para tal finalidade, a EPPEN JR preparou uma série de medidas que podem ser adotadas pelos departamentos de Recursos Humanos de uma empresa. Confira algumas delas:

  • terapias e dinâmicas em grupo

  • palestras a respeito da Saúde Mental com psicólogos e psiquiatras

  • técnicas de controle da ansiedade e da respiração

  • incentivo ao trabalho em casa em caso de doenças


Com essas dicas, a expressão “novo normal” também pode ser sinônimo de medidas positivas e melhorias no ambiente de trabalho!




Quer saber mais sobre a gente?

Confira agora nosso artigo "O que é uma Empresa Júnior?"

e nos acompanhe nas redes!

EPPEN JR Consultoria

UNIFESP Osasco

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo