• Rafael Monzato

Como estudar no SENAC sem pagar nada?



Para quem deseja aperfeiçoar sua formação ou até está com novos planos para aprender algo novo e com benefício de conseguir uma bolsa 100%, ou seja, o curso sair totalmente de graça e ainda você ganhar um certificado. Tudo isso se torna possível através do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC.


O SENAC faz parte do sistema S, um grupo de 9 entidades algumas delas como SENAI, SESI, SESC E SEBRAE, são organizações corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica. O SENAC oferta cursos livres nas áreas de gastronomia, gestão e negócio, comunicação e marketing, Excel entre outros. A lista completa de cursos ofertados pela instituição você encontra aqui.


Processo para solicitar a bolsa de estudos


Na grande maioria dos cursos livre, a instituição oferta bolsas de 100%, sem a necessidade de realizar provas. Para concorrer a essas vagas, é necessário se atentar ao dia de abertura das vagas e preencher os dados do formulário de solicitação.

Os processos são bem simples, conforme demostra o guia abaixo:

1. Acesse o site do SENAC




2. Clique na barra para você e depois selecione curso livre


Sempre que o curso estiver sinalizado com a tag - bolsas, indica a disponibilidade de bolsas para aquele determinado curso.

3. Ao clicar no curso desejado vai aparecer as informações e quais unidades do SENAC estão com vagas abertas.



As bolsas sempre abrem 10 dias antes da data de início do curso e sempre ao meio-dia. Para realizar a inscrição é necessário informar dados pessoais e financeiros. Uma dica importante, realize o seu cadastro no portal da instituição com antecedência para o preenchimento do formulário de solicitação, seja efetuado uma forma rápida e simples.

Os pré-requisitos são renda familiar per capita inferior a dois salários mínimos, não está concorrendo a outra bolsa dentro da instituição e não ter abandonado um curso do SENAC, como bolsista nos últimos 2 anos. Para mais informações sobre os critérios de qualificação acesse o site da instituição.


Aqui você confere um infográfico com todas as etapas:



Após realizar essas etapas você vai receber um e-mail da instituição com resultado da sua solicitação. Com esse incentivo, você consegue desenvolver e aprender coisas em diversas áreas e ainda ganhar um diploma de uma instituição renomada.


Quer saber mais sobre o assunto? A EPPEN JR pode te ajudar! Você pode entrar em contato conosco clicando aqui. Ah! Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais para estar sempre atualizado sobre esse e muitos outros assuntos.


Quer saber mais sobre a gente?

Confira agora nosso artigo "O que é uma Empresa Júnior?"

e nos acompanhe nas redes!

EPPEN JR Consultoria

UNIFESP Osasco

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo