• Ramon Santos e Matheus Dybwad

Dicas essenciais para manter um home office produtivo!


O contexto inesperado gerado pela pandemia do coronavírus modificou de forma significativa algumas formas de trabalho e muitas empresas que antes realizavam suas tarefas de modo presencial tiveram que se adaptar em grande parte ao home office, ou seja, o trabalho exercido de casa. Com a Eppen jr não foi diferente, com as restrições ao trabalho presencial e a suspensão das aulas, nossa empresa passou a executar suas tarefas integralmente de modo remoto. Nesse cenário incomum, o departamento de Gestão de Pessoas teve que pensar em métodos para manter os membros motivados e ativos mesmo que a distância. Separamos 4 dicas que estão sendo essenciais para manter o trabalho com a mesma eficiência e produtividade de antes.


1. Manter contato com a gestão e pertencimento a empresa


Uma vez inserido no ambiente de trabalho, o funcionário irá se deparar com uma rede de comunicação muito forte dentro da corporação tendo, em um cenário ideal, contato direto com a gestão e seus colegas de função. É evidente que alcançar esse panorama já enfrenta diversos desafios em um cenário comum de trabalho, então quando este se passa em uma pandemia, que exige o home office integral, tais desafios se tornam muito maiores, uma vez que confinado em sua residência, o funcionário poderá facilmente se desmotivar e se sentir isolado da empresa, por isso, a tecnologia deve ser usada como forma de mitigar tal desgaste, usando assim, os diversos canais de comunicação online que hoje existem. A boa utilização de tais canais passa principalmente pela existência de um departamento de gestão de pessoas eficiente e engajado.


Painel que a EPPEN Jr tenta gerar ao incluir em cada departamento de sua organização pelo menos um BP (Business Partner), ou seja, um membro de Gestão de Pessoas que exclusivamente se relaciona com um departamento específico, fazendo parte de seus grupos de trabalho e participando ativamente das reuniões exclusivas dos departamentos, sempre atento à participação dos colaboradores da Jr, tentando identificar possíveis desgastes de relacionamento que o ambiente de home office integral pode gerar.


2. Suporte constante das lideranças


Tendo em vista a adoção dos canais de comunicação virtuais e um maior engajamento do departamento de Gestão de Pessoas como forma de manter os colaboradores da empresa motivados, existe outra necessidade que sempre está presente no ambiente de trabalho e que se intensifica consideravelmente no Home Office integral, que é a necessidade do olhar constante dos líderes para seus colaboradores, uma vez que o isolamento social impõe diversas inseguranças para aqueles que estão a pouco tempo na empresa, seja por seus cargos serem menos seguros ou pela própria sobrevivência da empresa, o colaborador inevitavelmente vai se sentir mais pressionado a não errar e pode acabar se cobrando excessivamente, afetando sua saúde mental. Portanto parte da gestão da empresa, que está em uma posição mais segura no organograma empresarial, se atentar a fornecer um feedback mais detalhado assim como estar aberta a ouvir as demandas dos colaboradores, o que leva diretamente a um melhor ambiente de trabalho e indiretamente a uma maior eficiência.


Como a EPPEN Jr é uma organização sem fins lucrativos e seus colaboradores são voluntários na gestão da empresa, esse desgaste tende a ser menos presente do que em uma organização mais convencional, no entanto, ele ainda existe. Então devido a mais essa necessidade, a empresa sempre preza por fazer reuniões semanais por vídeo chamada dos departamentos, tanto para agilizar a agenda tanto para que os colaboradores possam reportar suas necessidades diretamente aos seus diretores. Além disso as reuniões gerais passaram a ocorrer toda semana também, (muito) por uma questão de organização de pauta, o que indiretamente gera uma maior conexão entre todos os colaboradores, diretores e presidência da EPPEN Jr.


3. Trabalhar com organização e planejamento


Mesmo em condições normais o planejamento e a organização são essenciais para que a execução de tarefas seja eficiente, no trabalho remoto o cuidado com o planejamento deve ser redobrado, afinal, o colaborador está em um local que é mais relacionado ao lazer que ao trabalho, e caso não haja a administração de tarefas, o trabalho tende a se tornar algo desmotivador a medida em que se acumulam atividades e não se vê resultado.


Pensando nisso, a Eppen Jr promoveu uma palestra sobre "gestão de tempo" com a psicóloga Daiane Daumichen, apresentando aos membros como se planejar de modo eficiente e não fazer com que o trabalho seja um fardo dentro de sua própria casa. A palavra de um profissional é sempre de grande valor, ainda mais em casos como esse que envolvem inúmeros fatores e diversos indivíduos que produzem e se organizam de diferentes maneiras.


4. Demonstrar empatia com os outros membros


Seja no trabalho presencial ou no trabalho remoto, a preocupação com a saúde mental dos membros e a compreensão de que cada um possui uma vida além do trabalho são fundamentais. O departamento de Gestão de Pessoas está sempre preocupado com a humanização da empresa e a valorização do trabalho desenvolvido pelos colaboradores.


É necessário sempre fornecer abertura aos membros para que eles falem como se sentem e sua satisfação com a empresa, a Eppen Jr. possui diversas ferramentas para que isso aconteça de forma eficiente e justa, dentre elas, a Pesquisa de Clima e Satisfação e a cultura do feedback.


A Pesquisa consiste em um formulário online anônimo no qual os colaboradores avaliam as mais diversas questões relacionadas ao trabalho desenvolvido, aos gestores, ao clima da empresa e etc. Os feedbacks são passados para os membros com a finalidade de alinhar seu trabalho apontando pontos a melhorar e também para parabenizar pelas atividades realizadas com êxito. No feedback também há abertura para o colaborador expor sua realidade pessoal e apresentar sua visão em relação aos seus superiores e ao trabalho desenvolvido dentro da empresa. A Pesquisa sempre foi realizada de forma online, o feedback passou por um processo de adaptação para que também fosse feito de forma remota.

Você pode entrar em contato conosco clicando aqui!



Quer saber mais sobre a gente?

Confira agora nosso artigo "O que é uma Empresa Júnior?"

e nos acompanhe nas redes!

EPPEN JR Consultoria

UNIFESP Osasco

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo