• Renata Soares

4 Dicas para melhorar sua disposição com alimentos saudáveis (e de simples preparo!)


Alimentos que podem ajudar a melhorar a sua rotina e desempenho


Uma rotina que envolve trabalho e faculdade pode ser extremamente exaustiva, e como saída para dias com pouco tempo acabamos por recorrer à famosa junk food, comidas rápidas e prontas, deixando a alimentação saudável em segundo plano.


Todos nós já sabemos ou ouvimos falar de como isso pode causar, a longo prazo, danos à nossa saúde, porém em vez de alertar o óbvio, listamos alguns alimentos de fácil consumo que, além de melhorar seus aspectos cognitivos, irão te ajudar a encarar melhor o seu dia a dia.


Vai uma maçã aí?

Um dos alimentos recomendados é a maçã. Além de ser uma fruta saborosa e de fácil consumo, a maçã evita o cansaço.


Por conter uma substância chamada ácido málico, que funciona como uma espécie de ativador da organela mitocôndria (responsável por gerar energia), a fruta é capaz de evitar a fadiga, sendo uma boa aliada na correria do dia a dia.

Lanches saudáveis são sempre uma boa alternativa

A combinação de proteínas e carboidratos é muito bem vinda para o bom funcionamento do nosso corpo. Deste modo, um lanche de pão integral com peito de peru ou queijo tipo minas é capaz de gerar energia pra você terminar um dia de trabalho duro da melhor forma, além de favorecer a resistência.


Outra opção de lanche é a de pão integral com patê de atum. O atum é fonte de ômega 3, substância que favorece a comunicação entre os neurônios, melhorando a concentração e memória.

Banana e chocolate aliadas de um bom dia

Tanto a banana como o chocolate (70% cacau, de preferência), são alimentos que ajudam a combater a ansiedade. A banana contém triptofano, substância que induz a produção de serotonina, que relaxa e acalma.


Por sua vez, o chocolate possui componentes que causam bem-estar, como é o caso da feniletilamina. Além disso, a cafeína e flavonoides presentes no doce também induzem a produção de serotonina.

E se a sede vier?

O consumo de refrigerantes, sucos industrializados e isotônicos podem causar mais sede, além de conter grandes quantidades de açúcar e sódio, que em excesso prejudicam o funcionamento do corpo e diminuem a concentração.


O ideal é manter-se hidratado tomando muita água, e se quiser uma alternativa mais saborosa invista na água de coco ou em um refrescante suco natural.


Com essas dicas práticas seu dia vai ficar mais agradável, saboroso, e de quebra com certeza seu corpo vai agradecer. Não se esqueça de aliar a boa alimentação à uma rotina de exercício e uma boa noite de sono.


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