• João Vitor Pinheiro e Victória Carvalho

O que é Bussiness Partner e quais suas vantagens


Business Partner é o termo criado pelo professor universitário e consultor em administração David Ulrich, na década de 80, para referir-se aquele que pertence à parte estratégica do setor de Recursos Humanos de uma empresa, e tem como responsabilidade alinhar o seu próprio departamento à área de negócios. Sua função é operar como um consultor interno para a alta gestão, promovendo interação entre os departamentos.


Ser BP significa trabalhar em função do bem estar corporativo. São peças essenciais para a comunicação e desenvolvimento da empresa, uma vez que sua atuação requer incentivar o engajamento dos colaboradores dentro de cada setor. Na Eppen Jr, os consultores operam na área de Gestão de Pessoas, mas sua principal atividade é acompanhar as tarefas de outro departamento. Isso implica ir à reuniões, participar de atividades e resolver pequenos conflitos. Essa disposição possibilita aos consultores ter ampla visão organizacional, a partir da utilização de ferramentas como a Pesquisa de Clima e Satisfação. Dessa forma, podem criar em conjunto ações que mantenham o alinhamento necessário para uma boa performance da empresa.


Por ser um cargo que lida diretamente com as pessoas, um BP deve ser capaz de manter o ambiente agradável entre os colaboradores, ser flexível, empático, comunicativo e saber transitar entre as duas áreas de atuação. Outra importante finalidade de um consultor interno é a manutenção da cultura organizacional. Ter uma cultura bem consolidada reflete diretamente no envolvimento dos colaboradores. Em razão disso, os BPs são os responsáveis por estabelecer os valores que irão compor a visão da instituição. Os benefícios de uma cultura consolidada aparecem na união e felicidade dos colaboradores, sobretudo no crescimento de níveis de desempenho.


Podemos perceber que o trabalho dos BPs tem seus efeitos dentro da empresa. Eles são o elo entre os departamentos, aqueles que estão empenhando-se para impactar a vida das pessoas de dentro para fora. Por ser um trabalho interno e não muito específico, em algumas ocasiões é pouco valorizado. Não existe concordância entre as empresas, há aquelas que aplicam esse cargo à níveis inferiores ou de uma senioridade mais elevada. Mas isso vem se alterando no cenário mundial.


Empresas estão de forma crescente mais preocupadas em ir além do foco em resultados e serviços de alta performance. Cada vez mais, busca-se uma cultura e um ambiente de integração entre as áreas que reconheça seus colaboradores, procurando adaptar-se conforme a sociedade e os valores humanos que estão mais presentes. Por fim, modernizando conceitos e estratégias para aumentar sua visão de futuro, fazendo com que tudo isso se reflita não apenas em crescimento organizacional como também no desempenho humano.








Quer saber mais sobre a gente?

Confira agora nosso artigo "O que é uma Empresa Júnior?"

e nos acompanhe nas redes!

EPPEN JR Consultoria

Unifesp Osasco


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo