• Gustavo Gonçalves e Julio Cioffi

O que é uma fintech e por que elas são o futuro do mercado financeiro?


Muitos de nós utilizamos serviços digitais financeiros em nosso dia a dia, mas em algum momento você já se perguntou de onde esses serviços surgiram? Bom, respondendo essa questão, estes serviços advém de uma instituição financeira denominada de “fintech”, este nome vem da junção das palavras “financial” e “technology”, que em sua tradução literal se transforma, respectivamente, em “financeiro” e “tecnologia”.

Essas instituições são empresas do ramo privado, como a Nubank, PicPay, Bidu e entre muitos outros, que administram o seu dinheiro através de soluções advindas do aproveitamento da tecnologia disponível e surgiram por conta da necessidade da desburocratização do processo tradicional de bancos renomados a fim de trazer mais conforto para os clientes.

Diante deste cenário virtual crescente cada vez mais, as fintechs tiveram seu caminho facilmente pavimentado e com sua proposta tão bem executada podemos observar o quão essencial elas se tornaram, afinal, você já pensou como seria seu negócio sem nenhuma ferramenta de pagamento, recebimento ou até de conta corrente online?

Portanto, passadas as importâncias das fintechs, o que interessa agora é como elas podem te ajudar e aqui vai uma lista dos diversos benefícios referentes ao uso dos serviços oferecidos por elas:

● Desburocratização dos processos tradicionais dos bancos classicos: com as fintechs, a priorização ao consumidor é máxima e sempre personalizada para a solução mais rápida do seu problema, ou seja, acabou a necessidade de ficar esperando sua senha ser chamada na fila do banco!

● Facilidade e flexibilidade: talvez um dos maiores benefícios oferecidos, com as ferramentas desenvolvidas pelas fintechs é possível ter todas as informações financeiras necessárias na palma da sua mão e a qualquer momento que você quiser.

● Preço em conta: fintechs costumam ter taxas de serviço mais baratas do que bancos tradicionais

● Segurança: os sistemas de segurança destas empresas sempre serão prioridade pelo caráter de movimentação de capital presente.

O padrão colocado pelas fintechs vem sendo elevado cada vez mais e com certeza a tendência continuará por um longo tempo, nos levando a acreditar fortemente que elas são o futuro do mercado financeiro. Além disso, as comodidades oferecidas pelas empresas são realmente atrativas para pessoas físicas ou pequenos negócios, portanto, se você ainda não tem vínculo nenhum com essas instituições, nossa recomendação seria se informar e ver o que seria melhor para sua situação!

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo