• Abigail de Almeida

O que está acontecendo no Amapá ?




No dia 3 de novembro, após uma chuva forte que causou uma explosão seguida de incêndio, quase 90% da população do Amapá ficou sem energia elétrica. pois três transformadores localizados em Macapá foram danificados. A falta de energia elétrica compromete várias áreas da vida dos habitantes locais além da comunicação, como o abastecimento de água e armazenamento de comida.


Apesar do Governo ter lançado o plano de ação para retomada da energia, o estado permanece no escuro até hoje (18), o que causou uma onda de protestos em busca de respostas. No dia 8 de novembro a energia começou a ser restabelecida apenas em intervalos de 6 horas por região, o que posteriormente mudou, as 6 horas de intervalo se tornariam 3 ou 4. No dia 10, o Ministério do Desenvolvimento Regional liberou R$ 21,6 milhões para serem utilizados no restabelecimento provisório de 100% da energia.


O resultado do laudo preliminar sobre as causas do incêndio no transformador foi divulgado e descartou-se a possibilidade do mesmo ter sido atingido diretamente por um raio, na verdade, o fogo começou em uma bucha.


No dia 16, uma solução provisória chegou ao estado, geradores termelétricos que tem como finalidade aumentar e atingir 100% da capacidade de fornecimento do estado. Entretanto, no dia seguinte houve um novo apagão total, e dessa vez atingiu 13 das 16 cidades do estado que já estavam comprometidas pelo primeiro.


O Ministério de Minas e Energia havia prometido a normalização da situação até o dia 13 de novembro, com 100% da energia restabelecida, mas no dia em que se encerraria o prazo, o mesmo foi prorrogado para o dia 25 deste mês.


Todo esse caos acontece em meio à uma pandemia e além disso, casos de doenças gastrointestinais aumentam no estado, não podemos nos conformar com essa situação. Se você quer ajudar, compartilhe esse texto e as notícias sobre o assunto, doe para vaquinhas online, pressione os responsáveis para uma solução e se informe.



Quer saber mais sobre o assunto? A EPPEN JR pode te ajudar! Você pode entrar em contato conosco clicando aqui. Ah! Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais para estar sempre atualizado sobre esse e muitos outros assuntos.


Quer saber mais sobre a gente?

Confira agora nosso artigo "O que é uma Empresa Júnior?"

e nos acompanhe nas redes!

EPPEN JR Consultoria

UNIFESP Osasco

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo