• Bruna Dias e Iasmin Miranda

Onboarding Online: qual a importância e dicas para se adaptar




O onboarding é o processo de integração dos novos membros, é o momento de introdução e adaptação a nova empresa, e ao ambiente de trabalho.


É evidente que a pandemia do coronavírus mudou a rotina das empresas, incluindo estratégias e processos. Ou seja, atingiu diretamente nas contratações e nos processos de onboarding das organizações. O impacto fez com que algumas delas congelassem seus processos ou até mesmo cancelassem, enquanto outras se adaptaram ao cenário atual e transferiram todos os processos que antes eram realizados presencialmente, para o online. Algumas empresas criaram pela primeira vez, um processo de onboarding 100% online.


Qual a importância do Onboarding?


No decorrer do processo seletivo, o time de Gestão de Pessoas costuma apresentar a missão, visão, valores e a cultura da empresa, com o propósito de atrair candidatos que se identifiquem com o perfil da corporação. Quando o processo seletivo é finalizado, e os candidatos são selecionados e contratados, as suas trajetórias na empresa começam e a sintonização com ela também.


O onboarding é essencial, pois ele visa diminuir o tempo que um novo contratado leva para atingir seu pleno potencial dentro da organização. O processo é responsável por mostrar ao novos membros a cultura da empresa, a missão, visão, valores, o código de ética, os processos e apresentar os colaboradores ao time.


Este procedimento tem um papel estratégico e necessita dispor das ferramentas adequadas, pois se bem executado, pode gerar uma série de benefícios para a empresa, influenciando na produtividade, espírito de equipe, redução de custos e rotatividade.


Normalmente, o onboarding acontece presencialmente, no entanto com o cenário atípico que estamos vivenciando, muitas empresas tiveram que ter mudanças drásticas na forma que conduzem seus serviços e no relacionamento com seus colaboradores. Muitas equipes começaram a trabalhar por home office, e as atividades passaram a ser realizadas através de e-mails, ferramentas onlines ou específicas das empresas.


Dicas de como construir um onboarding online


Não basta contratar colaboradores, desejar boas-vindas e boa sorte. A organização que almeja alcançar excelentes resultados por meio das habilidades e competências dos seus funcionários, precisa se preocupar com o desempenho e bem-estar deles.


A empresa precisa estruturar o onboarding online corretamente e com segurança, pois o fato de o processo ser online e por trás de uma tela de computador, não isenta a responsabilidade de estruturar adequadamente


● Cuide de todos os detalhes


Antes de tudo defina o objetivo desse processo, será capacitar ou engajar os novos colaboradores? Tendo isso em mente facilita avançar para os próximos passos.


Faça o planejamento e todo o cronograma do onboarding, pense como acontecerá a integração, quais ferramentas vão ser usadas, defina quais atividades serão executadas e em quais dias, crie uma estratégia consistente e personalizável.


No momento de contratação


Como foi dito acima, explique a todos os candidatos durante o processo seletivo, quais são os objetivos da empresa, como ela atua e o que ela espera de seus profissionais. E no momento da contratação, reafirme o compromisso e dê o poder de decisão ao candidato, se ele realmente deseja ou não fazer parte da equipe.


Prepare a chegada dos membros


Aqui, você pode enviar um e-mail de boas vindas, com instruções necessárias sobre os processos da empresa, e para apresentar o novo colaborador a organização, são ferramentas importantes para facilitar a aproximação das pessoas e criar uma identificação. Outra atitude, que pode gerar pertencimento é enviar um kit de boas vindas, com todas as ferramentas que ele precisará para realizar o seu trabalho, para o endereço desse novo colaborador antes do seu primeiro dia. O recebimento desse kit faz com que o online deixe de ser um obstáculo e passe a ser só um canal neste processo.


Quebre o gelo do online


No primeiro dia de trabalho, todos os colaboradores ficam ansiosos ou nervosos, quebre esse clima! Faça uma chamada com esses novos membros, apresente os para toda a equipe e mostre quem irá os apoiar, faça um jogo sobre a cultura da empresa ou que tal uma chamada de boas vindas acompanhada de café, isso possibilita mesmo que momentaneamente o esquecimento da distância, “quebre o gelo” e mantenha um clima de descontração.


● Invista na Comunicação

A comunicação sempre foi importante, pois através dela que todos ficam cientes do andamento das atividades, das metas, e o que devem fazer, porém com o trabalho a distância, a solução tem sido investir em ferramentas que facilitam essa comunicação e que podem beneficiar a empresa. O Google Hangouts Meet e o Zoom são ótimas ferramentas para isso!

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UNIFESP Osasco

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