- Bruna Tinôco
Por que apoiar uma empresa júnior?
O Movimento Empresa Júnior (MEJ) está no Brasil desde 1988, e por mais que ainda não seja parte da cultura brasileira, é um movimento gigantesco dentro das universidades. Em 2019, contabilizaram cerca de 16 mil empresários juniores espalhados em 811 empresas juniores (EJ) dentro de 110 universidades no Brasil inteiro. O objetivo desse movimento é de impactar pessoas, tanto os graduandos quanto os micros e pequenos empresários, principalmente.
Para o acadêmico, fazer parte de uma EJ é conseguir criar experiência na prática e sair da teoria, o que futuramente o tornará um funcionário melhor e mais assertivo em comparação àqueles que não fizeram parte do MEJ durante a graduação. Não adianta aprender apenas teoricamente, é a prática e vivência que levarão à perfeição, e para isso deve haver oportunidade de aprender, além do estágio e da sala de aula. Dentro de uma EJ existem responsabilidades, metas e cobranças do aluno como um empresário e prestador de serviços, da mesma forma que ocorre no mercado de trabalho.
Por mostrar aos jovens como funciona o mercado sem que seja necessária uma inserção de fato, diversos treinamentos internos são realizados para que os alunos envolvidos em cada serviço tenham conhecimento do que fazem, prevenindo a ocorrência de erros. Além disso, dentro da EJ os membros atuais ainda são supervisionados por quem possui mais experiência, ou seja, o serviço será realizado com excelência, visando as necessidades do cliente, principalmente ao considerar que existem EJs de diversos serviços e cursos. Logo, os alunos também colocam em prática aquilo que aprendem durante a aula com seus professores, e com isso, os empresários terão acesso a serviços personalizados e de alta qualidade com valores abaixo do mercado – por conta de as EJs serem sem fins lucrativos.
O impacto ocorre na educação e na economia, pois por mais que haja empresas juniores de pequeno porte, existem aquelas com faturamento superior a meio milhão anualmente; além da relação de colaboração com os clientes.
Se as micro e pequenas empresas apoiarem empresários juniores a vantagem é dos dois lados.
Quer saber mais sobre o assunto? A EPPEN JR pode te ajudar! Você pode entrar em contato conosco clicando aqui. Ah! Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais para estar sempre atualizado sobre esse e muitos outros assuntos.

Quer saber mais sobre a gente?
Confira agora nosso artigo "O que é uma Empresa Júnior?"
e nos acompanhe nas redes!
EPPEN JR Consultoria
UNIFESP Osasco