• Abigail de Almeida

Por que o autoconhecimento é tão importante?



O autoconhecimento pessoal te da consciência dos seus objetivos, dos seus ideais e gostos, e, dessa forma, te guia a um caminho que respeita sua essência e te ajuda a ser a sua melhor versão nas diversas áreas da vida. Fortalece suas qualidades e reconhece seus pontos negativos, para que possam ser trabalhados da melhor forma, além de demarcar seus limites e empoderar suas ações, atingindo uma melhor qualidade e autonomia sobre a sua vida.

Tendo isso em mente, o autoconhecimento profissional, derivado do pessoal, é o instrumento que garantirá o seu sucesso profissional e bem-estar no trabalho. Através dele você conhece seus pontos fortes e fracos e onde você se destaca, podendo te ajudar a escolher com mais segurança a melhor carreira, equilibrando o que te faz bem com suas habilidades. Agora que você já conhece a si mesmo e seus pontos fortes, trabalhe eles, como forma de garantia de um diferencial.

A fim de otimizar o autoconhecimento profissional, é necessário identificar suas metas e objetivos para a sua carreira, analisando as possibilidades e planejando o que pode te ajudar a alcançar tais objetivos para isso, é recomendado que você pesquise muito e converse com profissionais da área.

Autoconhecimento é um processo, e existem algumas perguntas capazes de te ajudar nessa caminhada. Se pergunte o que você faz de melhor, quais são suas habilidades e/ou dons? O que você gosta de fazer? Qual é o seu sonho? E os seus medos? E por último, e mais importante, em qual profissão você seria feliz?

Um bom profissional é aquele que se dedica, que ama o que faz e realiza da melhor forma suas atividades. Um bom começo é ler o livro “IKIGAI” que discorre sobre a importância do autoconhecimento e fala de um ponto de equilíbrio entre o que você ama e o que o mundo precisa. Se conheça e esse será o start de uma vida mais leve e uma carreira de sucesso.


Quer saber mais sobre o assunto? A EPPEN JR pode te ajudar! Você pode entrar em contato conosco clicando aqui. Ah! Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais para estar sempre atualizado sobre esse e muitos outros assuntos.


Quer saber mais sobre a gente?

Confira agora nosso artigo "O que é uma Empresa Júnior?"

e nos acompanhe nas redes!

EPPEN JR Consultoria

UNIFESP Osasco

508 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo