• Vinícius Araujo

Soft Skills: Incríveis habilidades que podem mudar sua carreira


Soft Skills

Você está entrando no mercado de trabalho agora ou mesmo buscando uma recolocação?


Então já deve ter ouvido de recrutadores que - muitas vezes - as habilidades relacionadas ao perfil do profissional, ou Soft Skills, contam tanto quanto o seu currículo em si. Ou seja, nem sempre aquele com o mais experiência é o ideal para determinada vaga, não é mesmo?


E esta informação foi confirmada em uma pesquisa realizada pela Career Builder, com 2.138 gestores de empresas americanas, 77% dos entrevistados afirmam que soft skills são tão importantes quanto habilidades técnicas e 16% acreditam que as habilidades comportamentais são até mais importantes que as técnicas.


Portanto, você já deve ter percebido que vale a pena aprender o que são as soft skills e quais as 6 principais habilidades que podem mudar sua carreira, não é mesmo?


Ainda aí?!


Neste post você vai descobrir:

  • O que são soft Skills?

  • Qual a diferença entre hard Skills e Soft Skills?

  • 6 habilidades intagíveis mais desejadas no mercado de trabalho

O que são soft skills?

De forma simples, as soft skills são algumas atitudes comportamentais inatas ou aperfeiçoadas por cada pessoa.


Além do mais, essas habilidades intangíveis, são uma tendência crescente no processo de recrutamento e na gestão de pessoas como um todo.


Nos últimos anos estão sendo ditas como fundamentais para garantir um ambiente de trabalho produtivo e harmônico, e vêm para somar com àquelas habilidades técnicas tradicionalmente buscadas.


Afinal, de nada adianta ter um profissional muito competente no que faz, se ele não sabe se comportar em um time, não é mesmo?

Qual a diferença entre Hard Skill e Soft Skill?

Hard Skill

São todas as habilidades que estão contidas no seu currículo e que, muito possivelmente, foram absorvidas por você através da escola, faculdade, cursos externos ou até mesmo dentro de uma determinada área de trabalho.


Aqui estamos falando do seu nível de inglês, daquele curso de Excel que você fez, ou daquele certificado que você tirou.


Ou seja, são todas tangíveis e quantificáveis.

Soft Skill

Já as soft skills fazem parte de um grupo menos conhecido.


Essas habilidades são mais subjetivas, mais difíceis de identificar e estão diretamente ligadas à inteligência emocional das pessoas.


Normalmente, as soft skills são habilidades que foram aprendidas por você e desenvolvidas a partir das suas experiências de vida.


Para te ajudar no seu processo de desenvolvimento vou citar aqui algumas habilidades essenciais tanto para o mercado de trabalho, quanto para a vida!


Ainda aí? Confira!

As 6 Melhores Soft Skills para seu desenvolvimento

Comunicação eficaz

Além de simplesmente se comunicar efetivamente com as pessoas em volta de você, essa habilidade também envolve a capacidade e a facilidade para a realização de trabalhos em equipe.


Mais do que apenas ser cooperativo, a comunicação efetiva está diretamente relacionada com uma boa liderança e poder de persuasão.

Pensamento Criativo

Se você não se acha criativo, fique tranquilo. Talvez algumas pessoas já nasçam com esse dom, mas não se engane, a criatividade pode e deve ser exercitada.


No ramo empresarial, o colaborador com um pensamento criativo é aquela capaz de trazer soluções e alternativas únicas para dentro dos negócios.


Como já disse, mais do que nascer com o dom da criatividade, essa capacidade é construída através de muito conhecimento sobre o assunto tratado e resiliência para enriquecer, cada vez mais, suas experiências profissionais.

Resiliência

Uma das soft skills mais importantes, sendo uma base para as outras.


De forma sucinta a resiliência é a capacidade de lidar com problemas, se adaptar à mudanças e resistir à pressões, mantendo-se de pé, focado nos seus objetivos.


É uma das habilidades mais difíceis de se adquirir, sendo necessário certa maturidade psicológica, adquirida através do autoconhecimento.

Empatia

É mais uma habilidade indispensável para um bom relacionamento interpessoal.


Consiste na capacidade de se projetar no lugar de outra pessoa de uma forma tão intensa que se torna possível sentir e compreender o próximo.


No ambiente profissional, a empatia nos permite conhecer melhor nossa equipe e até o cliente.


(Essa soft skill é necessária principalmente aos líderes e gestores)

Liderança

É certo que as demais soft skills farão de você um bom funcionário ou um bom candidato.


No entanto, a liderança é a soft skill que te possibilita ser muito mais do que isso.


Isso acontece pois ela é gerada através da união de todas as outras habilidades.


É praticamente impossível ser um líder sem se comunicar bem, sem facilidade para trabalhos em equipe ou sem empatia e criatividade.


O crescimento da busca por pessoas que possuem essa soft skill no mercado atual, é uma consequência direta da velocidade de produção do mundo globalizado.


Precisa-se de pessoas que sejam líderes proativos, capazes e independentes o suficiente para darem conta do recado.

Ética no trabalho

Essa habilidade não é simples de se ensinar, mas as pessoas desenvolvam e carregam durante toda vida.


A ética é um aprendizado da vida e envolve, desde pontualidade, até responsabilidade com o trabalho em geral.


É um conjunto de valores que nem todas as pessoas têm e, muitas vezes, a competitividade, individualidade e egoísmo que são gerados através da dinâmica tensa do mercado, contribuem para que essa soft skill se perca no meio profissional.

Conclusão

Como você pode ver, as soft skills são tão ou mais importantes que as hard skills e adquirir essas habilidades exige um grande esforço e dedicação diária.


Ainda não se sabe ao certo qual é exatamente a importância das soft skills dentro de uma empresa.


O que se sabe, é que elas estão sendo cada vez mais requisitadas dentro do mercado moderno.


Se você chegou até aqui, é porque, além de se preocupar com seu desenvolvimento pessoal, quer crescer dentro do mercado de trabalho, não é mesmo? Então aprenda agora mesmo como melhorar seu currículo viajando por work exchange.


84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo