Entenda agora quais são as cinco etapas desenvolvidas por Kotler, Kartajaya e Setiawan no livro Marketing 4.0, às quais correspondem à trajetória de convencimento dos consumidores percorridas pelas marcas.
É muito importante que a área de marketing da sua empresa esteja atenta a essas fases. Pois, é preciso entender o comportamento do público-alvo no ambiente virtual e direcionar as campanhas da forma correta.
Assimilação
Através da visualização de anúncios ou de indicações de outras pessoas, o consumidor passa a ter conhecimento da existência de uma marca e suas ofertas.
Atração
Entre as diversas marcas e ofertas que assimilou, o consumidor se sente atraído por algumas delas, para as quais passa a dedicar mais atenção e emoção.
Arguição
Esse é o momento que o cliente questiona a marca, fazendo pesquisas para obter informações sobre suas ofertas e produtos anunciados, tirando todas as suas dúvidas e esclarecendo todos os pontos que possam estar obscuros nas ofertas antes de realizar a compra.
Ação
Tendo superado a fase de arguição, o consumidor decide, finalmente, comprar o produto e assim utilizá-lo.
Apologia
Se tiver uma boa experiência das etapas anteriores de modo consistente, o consumidor possivelmente se tornará fiel e indicará para outras pessoas.
Dessa forma, os 5As podem auxiliar de forma positiva nas campanhas de marketing digital, pois trata da relação mais atual entre consumidor e marca anunciante, além de serem realmente as fases percorridas pelos consumidores para efetivar uma compra.