Blog

Quantos Planos de Negócios existem? E qual é o melhor para você?

Entenda de uma vez por todas porque há mais de um Plano de Negócios, e qual deles mais se encaixa no seu existente ou futuro empreendimento, além dos benefícios que eles podem proporcionar a sua empresa.

Se você está acessando essa página, é porque já deve entender sobre a necessidade de se ter um plano de negócios para um empreendimento. Nesse sentido, compreendemos que a busca, especialmente pelos meios digitais, pode ser desafiadora e muitas vezes frustrante, dado a dificuldade de se encontrar materiais completos e assertivos sobre o tema em questão. Assim, nós da EPPEN JR, iremos esclarecer de uma vez por todas duas grandes dúvidas: 1. Quantos planos de negócios existem? 2. E qual é o melhor para você?

  1. Quantos Planos de Negócios existem?

Grosso modo, há dois tipos de planos de negócios, os quais podem sofrer variações a partir das demandas de cada empresa, sendo eles: a. para quem não tem um negócio, mas possui, ou não, noção do que planeja abrir ou b. para alguém que já possui um negócio.

a. Ainda não tenho um negócio

Esse plano é ideal para você que vislumbra abrir um novo empreendimento, uma vez que ele é composto por uma série de análises e planejamentos que visam construir um negócio bem estruturado perante o mercado. 

Nessa perspectiva, a EPPEN JR. oferece em seu Plano de Negócios, noções essenciais que auxiliam nessa importante tomada de decisão, que são:

  • Análise de Mercado: Estudamos as principais necessidades do mercado, buscando compreender o mercado da empresa, seus clientes e concorrentes;
  • Viabilidade Financeira: Analisamos a viabilidade por meio dos principais indicadores financeiros do mercado, visando garantir segurança e estabilidade financeira em diferentes cenários;
  • Plano de Marketing: Definimos o seu posicionamento de mercado frente seus concorrentes, garantindo uma estratégia de comunicação clara, assertiva e personalizada no meio digital.

b. Já tenho um negócio

Nessa situação, muitas entidades recorrem a um Plano de Negócios para sanar alguns problemas existentes no âmbito interno, os quais acabam atrapalhando o rendimento e crescimento da companhia. Além disso, ele também é procurado por conta do Sumário Executivo, que é um documento utilizado para apresentar o negócio para possíveis patrocinadores ou investidores.

À vista disso, esses são alguns dos projetos que nós da EPPEN JR., entregamos para quem escolhe esse plano:

  • Planejamento Estratégico: Ajudamos você a entender como será feita a gestão da sua empresa e em conjunto criamos a proposta de negócio com apoio das metodologias estratégias mais utilizadas no mundo;
  • Plano Operacional: Elaboramos um Plano de Ação com o objetivo de alcançar os resultados mapeados, entender os processos e estruturar as atividades práticas da empresa;
  • Sumário Executivo: Todas as informações mais relevantes do negócio serão compiladas. Com isso, será possível analisar o desempenho do negócio e apresentar aos diversos stakeholders.

  1. E qual é o melhor para você?

Agora ficou fácil escolher qual Plano de Negócios é o certo para você, visto que ambos possuem recursos diferentes, mas que visam alcançar os mesmos resultados. Dessa forma, é crucial que a sua futura, ou já existente empresa, detenha um PN,  haja vista que esse serviço pode oferecer inúmeros benefícios, tais como: 

  • Entendimento de Mercado: Proporciona compreender o mercado no qual sua empresa irá se inserir, as tendências e os diferenciais competitivos do seu negócio em determinado setor;
  • Construção Financeira: Com indicadores e projeções você saberá como e quando o investimento terá retorno e será possível organizar a estrutura e saúde financeira de sua empresa;
  • Consolidação de Marca: A partir da construção de estratégias direcionadas ao seu segmento e um posicionamento de forma assertiva nas redes sociais.

Quer saber mais sobre Plano de Negócios? Clique aqui para ser direcionado para uma seleção de textos incríveis!

Se o conteúdo foi útil para você, compartilhe!