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Tudo o que você precisa saber sobre Plano de Negócios

Entenda a definição desse serviço, para o que serve e sua importância para evitar que erros sejam tomados devido a um despreparo empresarial.

Imagine que você está recém desempregado e vê isso como uma maneira de finalmente realizar seu sonho em abrir seu próprio negócio, explorar o empreendedorismo e ter uma renda maior. Isso é o desejo de milhões de brasileiros, porém dificilmente dá certo; estudos do SEBRAE apontam que 27% dos negócios não conseguem  completar nem um ano de funcionamento devido a má estruturação e à falta de planejamento técnico antes de sua execução.

Ao querer abrir sua empresa, sendo ou não desempregado, é importante ter noção de quais estratégias tomar para que você não perca todo seu investimento e volte à estaca zero. Para fugir dessa estatística e ser a exceção bem sucedida, vamos conhecer mais a fundo o que é um plano de negócios eficaz, para o que serve  e porque ele é de suma importância para o seu sucesso.

O que é um Plano de Negócios?

Um plano de negócios é a ferramenta perfeita para estruturar um modelo do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. Além disso, ele também pode ser definido como um documento que analisa e armazena todas as informações pertinentes que devem estar ligadas a abertura ( ou extensão de um setor ) de uma empresa. Esses apontamentos contemplados neste serviço servem não só como um guia às próximas gestões como também um rumo de procedimentos no que tange ao empreendimento.

É por meio dele que conseguimos analisar a viabilidade financeira de seu projeto, seus concorrentes, fornecedores, ameaças, pontos fortes e os fracos de seus produtos.

Assim, ao montar um plano de negócios, ele deve conter os dados e planos mais importantes da empresa, como se fosse um relatório detalhado de modo claro para sempre facilitar o seu entendimento de modo que não seja sempre dependente da empresa que contratou tal serviço.

O plano de negócios da EPPEN JR. está centrado em 4 esferas essenciais:

  • Análise de mercado
  • Plano operacional
  • Planejamento financeiro
  • Plano de  marketing

Ao final de  cada uma dessa etapa entregamos a você relatórios para que possamos juntos analisar quais estratégias serão tomada e são mais benéficas para seu negócio, além de, no final de todo o serviço, entregarmos um relatório final que abrange todas as análises feitas e panoramas para que você saiba quais passos devem tomar adiante de modo assertivo.

Mas afinal, para que serve? 

Bom, a resposta é simples: sem o necessário planejamento, você pode entrar no mercado despreparado, sem saber suficientemente qual é o seu público alvo, seus custos e preços e seus concorrentes de modo estratégico. Sem isso, é muito provável que seu negócios entre para a porcentagem dos que não conseguem ir para frente.

Assim, antes de colocar a mão na massa e dispensar esse serviço, você precisa ter a resposta para a maioria dessas perguntas:

  • Você tem um sumário executivo?

Ao responder essa pergunta, é necessário analisar se você possui um documento que possua uma análise SWOT de seu empreendimento, suas principais características e seus investidores, por exemplo.

  • Você já fez uma análise de mercado realmente eficiente?

Ou seja, a análise de mercado que você talvez possua já definiu uma análise das Forças Porter, estudo de fornecedores, qual é a persona de seu negócio,  seu público alvo, o comportamento de seus clientes e o que ativa seus gatilhos de compra?

  • Você possui um plano operacional?

Essa é uma pergunta ampla que o questiona, por exemplo,  acerca da existência e análise da sua capacidade produtiva, de um mapeamento de processos e  da quantidade de funcionários que seu negócio exige.

  • Você possui um plano de marketing?

Ou seja:  Você sabe qual é a melhor rede de divulgação de seu produto, além de saber também a quantidade deles e desses meios divulgativos que você vai utilizar e de suas estratégias promocionais?

  • Você possui um planejamento financeiro?

Por fim, ao se perguntar isso, reflita se seu empreendimento já tem uma análise de custos para montar o negócio, um capital de giro, uma estimativa de faturamento mensal, os indicadores de sua viabilidade financeira e um planejamento estratégico.

Caso a resposta seja “não” para qualquer uma dessas perguntas, é hora de você se preparar melhor e buscar um plano de negócios.

A importância de um Plano de Negócios

Agora que já vimos a definição de plano de negócios, para que serve e o que abrange, vamos entender o porque é de suma importância para que você o adquira e possua uma boa saúde empresarial.

A EPPEN JR. considera que o plano de negócios é importante tanto para quem está abrindo o negócio quanto para quem está ampliando o empreendimento. Mesmo que este serviço seja ofertado por nós ou por qualquer outra empresa, ele não elimina os riscos, mas evita que eles sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas do seu negócio.

Assim, de acordo com a Sebrae, destaca-se sua importância a ter em mente que ele:

  • Organiza as ideias ao iniciar um novo empreendimento;
  • orienta a expansão de empresas já em atividade;
  • apoia a administração do negócio, seja em seus números, seja em estratégias;
  • facilita a comunicação entre sócios, funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros;
  • capta recursos, sejam financeiros, humanos ou parcerias.

Conclusão

Por fim, como vimos, o plano de negócio é um investimento essencial para manter um negócio duradouro, lucrativo e  sustentável.

Então, caso haja interesse por sua parte em realizar um plano de negócio para sua organização mas ainda não se sente seguro em fazer, fale conosco para te ajudarmos a realizar este seu sonho empresarial e dar seus primeiros passos para a sua construção.

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