Blog

Você quer um Mapeamento de Processos efetivo? Então aprenda conosco o passo a passo para montar um

Agora que você já sabe a importância de um Mapeamento de Processos para a sua empresa, que tal aprender como montá-lo de um jeito rápido e fácil?

O Mapeamento de Processos é um recurso utilizado para entender melhor as atividades e fases de execução das instituições. Nesse sentido, saber desenvolvê-lo é essencial para o sucesso do seu negócio, assim, elencamos 4 passos para você criar um Mapeamento de Processos concreto e assertivo. 

1. Quais processos serão mapeados?

Primeiramente, será preciso definir quais processos precisam ser mapeados, uma vez que essa prática pode requerer muito tempo e energia. Dessa maneira, ser objetivo fará com que você não necessite mapear todos os processos de uma só vez, pois isso definitivamente será uma perda de tempo. Portanto, tente focar nos processos mais importantes, ou seja, aqueles que vão proporcionar resultados mais satisfatórios num futuro próximo. 

2. Quais são as entradas? 

As entradas – também conhecidas como inputs ou insumos – são itens primários realizados pelos fornecedores, sendo tudo aquilo que o processo adquire externamente, e que será transformado dentro dele. No que tange à natureza desses insumos, há uma grande diversificação, podendo ser, por exemplo, uma matéria prima que o fornecedor entregou. 

3. Quais são os elementos?

Quando o mapa de processos estiver sendo construído, atente-se para a necessidade de retratar os elementos em sequência, os quais indicarão o passo a passo do que deve ser executado para realização do fluxo de processo, tais como: solicitar o orçamento, aprovar a compra, realizar o pagamento, etc.

4. Quais são as saídas? 

Saídas ou outputs são tudo aquilo que o processo irá oferecer ao cliente após completado, tornando-se o produto final da modificação. Dessa maneira, é a partir das entradas implantadas pelo fornecedor que os agentes a transformam e estabelecem a solução.

Conclusão

Por fim, não esqueça de documentar o processo, além de melhorá-lo depois de toda essa análise. Assim, seguindo todos os passos, você terá um preciso Mapeamento de Processos. E se você quer saber mais sobre esse assunto, entre em contato conosco e agende uma reunião! Além disso, você pode saber mais sobre MP clicando aqui. 

Se o conteúdo foi útil para você, compartilhe!