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O que é uma pesquisa de mercado, seus principais tipos e vantagens

Certamente você conhece ou já ouviu falar de algum projeto empreendedor, como uma empresa ou um novo produto que se lançou no mercado e, pouco tempo depois, foi um completo fracasso e só gerou prejuízos aos donos.

Você já se perguntou a razão para que isso ocorra?

A EPPEN JR. tem a resposta para isso. Nesse texto, vamos te ensinar o que é uma pesquisa de mercado, quais são seus benefícios, seus principais tipos e porque ela previne o fracasso de muitas empresas.

O que é Pesquisa de Mercado?

Pesquisa de mercado é um método de coleta qualitativa e quantitativa de dados que permite ao empreendedor acesso a uma análise que contemple dados relacionados ao empreendimento, como público alvo e nicho de mercado

Com isso, é possível mapear as oportunidades e reduzir riscos na hora de tomar decisões importantes na empresa, minimizando erros, seja qual for o estágio de vida do negócio.

Assim, a pesquisa proporciona maior entendimento acerca da realidade do mercado e de como ela se relaciona com sua empresa para que essa coleta de informações auxilie o negócio a tomar decisões cada vez mais embasadas e assertivas.

Os dados recolhidos podem ser referentes aos hábitos de consumo de seu nicho e suas características comportamentais.

Tipos de pesquisa de Mercado

Existem duas formas de conseguir as informações que uma pesquisa de mercado contempla, que são:

  • Pesquisa primária: é realizada por você, que fica responsável pela coleta e análise dos dados;
  • Pesquisa secundária: é realizada por terceiros e fica disponível para quem quer acessar, como estudos acadêmicos e relatórios de iniciativas privadas.

Vantagens em realizar uma Pesquisa de Mercado

Como já mencionamos anteriormente, uma pesquisa de mercado te auxilia a tomar decisões de modo mais estratégico, a fim de reduzir cada vez mais gastos desnecessários e evitar prejuízos.

Outros benefícios que podemos citar também são:

  • Identificação de Oportunidades

Uma pesquisa de mercado bem elaborada visa mapear as tendências do mercado, o que te auxilia a elaborar estratégias de vendas de modo mais planejado do que seus concorrentes.

  • Entendimento das Estratégias dos Concorrentes

Compreender o que ocorre no mercado e as abordagens das empresas que disputam clientes com você auxilia na identificação de tendências e oportunidades para o seu negócio.

Leia também: Por que você precisa fazer uma análise de concorrentes para o seu negócio?

  • Compreensão do seu Público-alvo

A definição de um público alvo e o conhecimento acerca de seu comportamento auxilia na criação de campanhas mais eficientes, maior e melhor comunicação com o público e maior assertividade no posicionamento da marca.

Com esses principais benefícios, você conseguirá otimizar os processos internos de sua empresa, por meio da elaboração de estratégias mais competitivas ao entender cada vez mais as abordagens de seus concorrentes e saber como se destacar no mercado ao identificar tendências com antecedência.

Quando fazer uma pesquisa de Mercado?

Quando uma empresa pretende lançar um novo serviço ou produto, elaborar novas campanhas de marketing e realizar qualquer mudança interna ou desenvolvimento de estratégia é essencial que haja uma análise de mercado.

Isso porque com essa pesquisa você contará com informações necessárias que te ajudarão a garantir cada vez mais um maior patamar de sucesso para o seu negócio.

Leia também: O que é uma Empresa Júnior?

Conclusão

Vimos então que uma pesquisa é uma ótima abordagem estratégica que pode te auxiliar a dar um novo rumo ao seu empreendimento, evitando o fracasso. 

Caso você queira se diferenciar entre diversas empresas e evitar riscos, pesquise o que o mercado pensa sobre sua empresa e seus produtos ou serviços. A EPPEN JR. pode estar te ajudando a se destacar no mercado e atingir o sucesso empresarial por meio de uma pesquisa de mercado personalizada. Entre em contato conosco, e, com uma reunião diagnóstica gratuita, veja sua empresa voando junto conosco!

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