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Por que você precisa fazer uma Análise de Concorrentes para o seu negócio?

Entenda como essa ferramenta é importante para se destacar no mercado e conquistar mais clientes.

    Pense na sua empresa: você conhece os seus concorrentes? Sabe de forma aprofundada o que eles oferecem ao mercado? Quais diferenciais eles possuem? Você acompanha as estratégias utilizadas?

    Se a resposta para essas perguntas é não, saiba que a análise de concorrentes pode trazer muitos resultados para a sua empresa como por exemplo: tornar a marca mais competitiva e como consequência incrementar as suas vendas e impulsionar o faturamento a partir do melhor posicionamento no mercado.

O que é a análise de concorrentes?

    Consiste em estudar os concorrentes de determinada empresa, ou seja, empresas que oferecem produtos ou serviços que são similares e que atendam ao seu público alvo direta, ou indiretamente.

    Atualmente diversas marcas utilizam da análise de concorrência para traçar suas estratégias. Como por exemplo o Mc Donalds, a maior rede de fast food do mundo estuda constantemente fatores como preço, marketing, experiência e diferenciais dos concorrentes como o Burguer King. Assim, a marca busca ser sempre a primeira e melhor opção para os clientes. 

    Com isso, é possível identificar o posicionamento de mercado da empresa perante os concorrentes. Dessa forma, o gestor consegue analisar oportunidades e necessidades de melhoria que podem ser aprimoradas com base tanto em concorrentes diretos como indiretos.

Mas qual a diferença entre concorrentes diretos e indiretos?

    Concorrentes diretos são aqueles que oferecem o mesmo produto e buscam atingir o mesmo público-alvo dentro do mercado. Em contrapartida, os concorrentes indiretos são aqueles que não oferecem o mesmo produto, mas ainda visam alcançar o mesmo público.

    Para exemplificar, quando se trata de mobilidade urbana temos as seguintes duas opções: táxi e uber, ou seja, ambos oferecem o mesmo serviço, por isso são concorrentes diretos. Por outro lado, uma empresa de ônibus para viagem concorre indiretamente com uma linha aérea.

    Por que investir tempo olhando para os meus concorrentes enquanto poderia olhar para o meu negócio?

    A resposta é bem simples: porque assim a sua empresa garante que é a melhor dentro do mercado ao oferecer suas soluções e condições para os seus clientes.

    Desse modo, a sua marca se torna cada vez mais competitiva e por conta das informações e recursos acumulados dos seus concorrentes a tomada de decisão e estratégias construídas são mais assertivas e os riscos diminuídos.

Como fazer uma análise de concorrentes?

  1. Defina os concorrentes que serão analisados;

    Primeiramente, você deve identificar quais são os concorrentes dentro do seu nicho de mercado que buscam atingir o mesmo público-alvo, ou seja, diversifique entre concorrentes diretos e indiretos, assim como os mais recentes e/ou mais experientes.

  1. Entenda qual será o objetivo desta análise de concorrentes;

    Estabeleça objetivos claros a serem alcançados durante a análise e prioridades de estudo ao fazer essa etapa. Como, por exemplo, analisar preços, marketing digital, experiência e atendimento do cliente, forças e fraquezas no mercado, entre outras. Assim, você estará mais direcionado para as informações que devem ser coletadas.

  1. Determine os critérios a serem analisados;

    Liste todos os dados que devem ser encontrados sobre os seus concorrentes e os aspectos relevantes para o estudo. Como, por exemplo, estratégias de marketing, políticas de preços, produtos oferecidos, diferencial entre outros.

  1. Identifique o método de análise;

    Nessa fase procura-se analisar com base em ferramentas e matrizes como a análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), por exemplo, as informações coletadas anteriormente.

  1. Obtenha os resultados e trace planos de ação;

    A partir disso, os dados devem ser consolidados e apresentados de maneira que planos de ação possam ser desenvolvidos visando melhorar e desenvolver o que irá te destacar dos concorrentes.

Como a análise de concorrentes se aplica na EPPEN JR.?

    Na EPPEN JR. trabalhamos com diversas consultorias em que a análise de concorrência é uma das etapas e entregas fundamentais para o desenvolvimento e continuidade do projeto. Como exemplo pode-se citar: plano de Marketing, plano de negócios e análise de mercado, planejamento estratégico, precificação e impulsionamento de mídias.

Leia também: Como fazer um Plano de Negócios? Confira o passo a passo completo aqui.

    Apesar disso, em cada consultoria as análises de concorrentes são direcionadas para determinado aspecto que veremos destrinchado a seguir:

Plano de Marketing

    Buscamos entender a comunicação dos concorrentes da sua empresa com o público e clientes ao analisar quais são os pontos positivos, negativos e possíveis oportunidades.

Plano de Negócios e Análise de mercado

    Na análise de mercado, etapa presente dentro do escopo do serviço de Plano de Negócios, destrinchamos os concorrentes do empreendimento para obter vantagens competitivas. Isso é feito a partir da análise dos diferenciais para com a concorrência e estudo sobre os fornecedores do negócio.

Planejamento Estratégico

    No Planejamento Estratégico é analisada as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças tendo como base os concorrentes e o seu negócio. Além disso, realizamos a análise das forças competitivas, ou seja, rivalidade entre concorrentes, poder de barganha dos fornecedores, ameaças de novos entrantes e ameaça de produtos ou serviços substitutos. 

Precificação

    No serviço de Precificação é feito uma análise de mercado visando entender os preços dos concorrentes e como em comparação está sendo aplicado na sua empresa.

Impulsionamento de Mídias

No escopo de Impulsionamento de Mídias há uma etapa para verificação de estratégias de impulsionamento utilizadas pelos concorrentes nas mídias sociais. Assim, tem-se uma visão ampla das possibilidades para implementar o impulsionamento das redes sociais na empresa.

Portanto, a análise de concorrentes é essencial para traçar estratégias mais direcionadas ao seu público-alvo. Desse modo, será possível identificar o diferencial do seu negócio frente aos concorrentes.

Você se interessou em fazer a análise de concorrentes da sua empresa?

Então entre em contato conosco, fale com um de nossos especialistas e agende uma reunião diagnóstica sem compromisso.

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