Blog

Qual a importância do Mapeamento de Processos?

O Mapeamento de Processos proporciona uma percepção mais realista e sistêmica de sua empresa e te auxilia a melhorar o processo produtivo de seus negócios por meio de diversas metodologias nele utilizadas.

O sucesso de muitos negócios hoje depende de um bom mapeamento de processos, feito a partir de estudos e padronização dos processos com análise crítica. Com isso, tem-se a identificação de gargalos e pontos de melhoria nas atividades da célula. Este serviço é, sem dúvidas, indispensável para a melhoria da gestão,  diminuição de desperdícios e aumento da lucratividade.

Confira o que é Mapeamentos de Processos aqui.

Porém, agora nos resta saber a importância e benefício desse serviço. Antes disso, vamos recordar as finalidades do mapeamento de processos, que consiste, resumidamente, em:

  •  identificar gargalos
  • Definir medidas de eficácia 
  • Definir métricas do processo, suas propriedades, responsabilidades e limites.

Sabendo disso, apontamos que o mapeamento de processos é um serviço que visa elaborar organizações que melhorem a eficácia de seu negócio. Isso se dá porque ele possui inúmeros benefícios que podem te levar a isso, bem como agilizar processos, cortar gastos desnecessários, aumentar e melhorar a comunicação interna e externa da empresa, garantir insumos para toda a cadeia produtiva, medir o desempenho do negócio e  fornecer a documentação necessária para o bom e rápido funcionamento de um negócio.

Com isso, é nítido que a importância do mapeamento de processos não se restringe somente a identificar pontos de melhorias, já que, ao mostrar as falhas do sistema, ele pode promover uma visão ampla que possibilite a redução dos custos, por exemplo.

É dessa maneira que vemos a importância desse serviço, já que, com ele é possível identificar os gargalos presentes em seu negócio, apontando os responsáveis por cada processo, o que pode ser melhorado ou retirado de seus afazeres, definir os padrões referenciais, a previsão de custo e tempo para cada produção.

Conclusão

Com um bom mapeamento de processos, que tenha sido bem implementado e bem estruturado, será possível uma melhor coordenação e controle do negócio para que você consiga lidar com as dificuldades que podem vir a surgir com o tempo.

Logo, é perceptível como o mapeamento de processos é importante para entender as características fundamentais de um processo, o que permite utilizar dados para usar na solução dos problemas por ele identificados. Assim, tem-se a melhoria de qualquer processo de seu negócio.

Contudo, é importante que tenha em mente  a execução periódica do acompanhamento dos processos mapeados para que possíveis gargalos adicionais sejam rapidamente identificados e ajustados.

Então,  uma consultoria de processos pode te auxiliar a mapear, controlar e acompanhar todos os processos produtivos da sua empresa, para que, assim, tenha-se  uma maior eficiência operacional.

Por isso, caso queira desenvolver cada vez mais o desempenho operacional de seu negócio por meio de um mapeamento de processos, entre em contato conosco e, por meio de uma reunião diagnóstica gratuita, veja como a EPPEN Jr. pode te ajudar!

Se o conteúdo foi útil para você, compartilhe!